TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao

Artigo: Atps De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

A gestão de pessoas é peça fundamental para criar uma boa relação entre colaboradores e organizações. Trata-se de uma nova visão das pessoas, não mais como um recurso de uma organização, mas como um objetivo.

A maioria das organizações fixou como fundamentais as características técnicas da visão múltipla do administrador, o que passou a ser considerado o ideal para o profissional.

Uma gestão de pessoas precisa ser bem aplicada e ter um retorno final satisfatório para os dois lados. Para ocupar um cargo de Gestor de Pessoas é preciso estar preparado p lidar com personalidades e necessidades diferentes.

A partir dai podemos observar que este é o passo principal que faz movimentar o empreendimento, sendo que o objetivo principal é mostrar aos concorrentes que são capazes não só de representar, as inovar e fazer a diferença.

Segundo Fisher e Fleury(1998), gestão de Pessoas é o conjunto de politicas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Sabemos que a retenção de conhecimento tornou-se uma poderosa moeda, que por conta da Gestão de Pessoas, as organizações são mais agradáveis, menos burocracia, com opiniões perfeitas.

As organizações necessitam das pessoas para desenvolver seus trabalhos, obterem resultados, continuar se mantendo no mercado, gerar, recrutar e lucros para todos envolvidos no processo. A Gestão de Pessoas é um processo continuo que requer discernimento e mentalidade para desenvolver, gerir, acompanhar, acompanhar as pessoas, conduzi-los para o trabalho em equipe.

A gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e historia próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis as organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem a empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento, e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiras da Organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforço na empresa, na expectativa de obter retorno, salários e crescimento profissional..

Segundo Chiavenato(2004), o contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e Organizações.

Objetivos da Gestão de Pessoas

 Ajudar a Organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

 Proporcionar competividade á organização;

 Proporcionar á organização empregados bem treinados e bem motivados;

 Aumentar a auto estima e a satisfação dos empregados no trabalho;

 Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho

 Administrar a mudança

 Manter politicas éticas e comportamento socialmente responsável.

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

As mudanças estão presentes em toda a parte na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e ate mesmo na religião.

No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado tem exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos.

Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que tem uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos.

A mudança Organizacional caracteriza- se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos positivos ou negativos geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renuncias, perdas e adaptações.

A s necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente esta quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante.

Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para estas pressões, naturalmente causada pelas mudanças, sejam minimizadas.

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com