TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Pesoas

Monografias: Atps Gestao De Pesoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

TAGUATINGA/DF

2014

SUMÁRIO

Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------------03

Tempos Modernos -------------------------------------------------------------------------------------04

Histórico da Empresa-----------------------------------------------------------------------------------06

Questionário Diretivo----------------------------------------------------------------------------------07

Plano de Ação-------------------------------------------------------------------------------------------09

Considerações Finais-----------------------------------------------------------------------------------12

Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------------------13

INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas é fundamental para uma organização por isso nesse trabalho vamos desenvolver essa ferramenta tão importante dentro de uma empresa e tem como objetivo a valorização dos profissionais. Esse processo consiste em várias atividades como: descrição e análise de cargos, planejamento de recursos humanos, recrutamento e seleção, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar.

TEMPOS MODERNOS

As relações de trabalho mudaram ao longo do tempo e não foram apenas as leis, mas principalmente o modo como as pessoas são tratadas e administradas nas empresas.

A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional.

Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser explorado como se as pessoas fossem uma peça dentro do processo produtivo.

Assim como foi mostrado no filme (Tempos Modernos – Charles Chaplin), vemos como era no passado, onde os homens eram empregados das empresas, distribuidos numa linha de produção. Uma máquina quando quebra, é substituída, pois perde o seu valor para a empresa,assim o princípio era o mesmo em relação às pessoas onde o trabalho humano era explorado o máximo possível e a resistência física junto com a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial.

Contudo, com o passar do tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Surgiram os sindicatos, que são associações de trabalhadores que se agrupam para defender os seus direitos fundamentais no trabalho luta por melhores condições de trabalho resultou em uma série de leis que visaram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores.

Temos como base a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), onde é o principal conjunto de normas sobre o trabalho humano. Paralelamente às lutas das classes trabalhistas, ocorria o desenvolvimento tecnológico.

Para a empresa ser produtiva, não era mais necessário ter uma quantidade imensa de empregados para colocar as máquinas em funcionamento. Surgiu a necessidade de trabalhadores mais criativos para solucionar problemas, já que o trabalho de força foi passado para as máquinas e robôs. A ênfase no trabalho braçal mudou para o trabalho intelectual.

Então temos a MODERNA GESTÃO DE PESSOAS, onde o objetivo é promover um ambiente capaz de fazer emergir, através do desenvolvimento dos atributos das pessoas, as competências relacionadas ao poder de reflexão, argumentação e persuasão, capacitando o profissional para a gestão que converge para o atendimento dos objetivos estratégicos e pessoais.

As pessoas são tratadas como seres humanos de fato, onde são dotadas de personalidade própria; profundamente diferentes entre si, possuindo uma história particular e diferenciada; com conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis.

Também são vistos como articuladores de recursos organizacionais, elementos Impulsionadores da organização, pessoas que buscam a renovação.

A moderna gestão de pessoas parte do princípio de que os interesses entre as organizações e colaboradores são diferentes, mas não divergentes. Eles podem e devem se complementar gerando uma relação mais consciente e produtiva entre pessoas e empresas. Uma clara relação de troca em que o resultado alcançado pelas pessoas em benefício da empresa, deve traduzir-se em oportunidades que a empresa lhes oferece. Nesse modelo de gestão, o comprometimento das pessoas está intimamente ligado ao grau de entendimento dos resultados desejados para a empresa, do papel que se espera dela na consecução desses objetivos e do quanto retornará para ela em oportunidades financeiras, sociais e psicológicas caso esses objetivos sejam alcançados. Um dos modelos de gestão de recursos humanos mais coerentes com a nova relação pessoa / empresa, é o da gestão por competências, também chamada de administração por competências. Ele se fundamenta no princípio do aprendizado estratégico e garante que os recursos humanos tenham uma administração alinhada com as necessidades da empresa. O que vem comprovar que a Gestão de Pessoas já ocupa um papel estratégico nas empresas.

HISTÓRICO DA EMPRESA

NOME: Araujo Montes Contabilidade LTDA

LOCALIZAÇÃO: SPLM conjunto 06 lote 04 loja 01 – Núcleo Bandeirante – DF

SEGMENTO: Contabilidade

PORTE: Microempresa

MISSÃO: Prestar serviços contábeis com qualidade, buscando satisfação dos clientes segundo padrão de excelência, responsabilidade e ética.

VISÃO: Estar entre as 5 melhores e maiores empresas prestadoras de serviços contábeis e consultoria empresarial em Brasília até 2018, garantindo a legalidade dos clientes e continuidade de seus negócios.

VALORES: Satisfação do Cliente: Eficiência e Eficácia no atendimento ao cliente, com preço justo dos serviços prestados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com