TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao E Normas

Artigo: Atps Gestao E Normas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Kaizen: significa mudança para melhor, e é uma palavra de origem japonesa e tem o significado de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.

No contexto empresarial, o kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade, é um modo de vida dentro da organização.

Sistema utilizado pelos japoneses no período pós guerra, tinha como objetivo principal a melhoria contínua dos processos, envolvendo todos desde gerentes a operários.

Just in time: também conhecido como JIT, é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado.

Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração e o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.

A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva e a desvantagem é que este conceito não pode ser aplicado em produtos com demanda pouco previsível e com grandes oscilações.

Kanban: é uma simbologia visual utilizada para registrar ações. A palavra Kanban teve a sua origem no Japão, e pode ser traduzida como cartas em que você pode ver e tocar. Foi inventado pela Toyota, fazendo parte do famoso sistema Toyota de produção e está associado a sistemas puxados e ao conceito de entrega Just-in-time de produtos.

O kanban de produção geralmente é utilizado no início da linha. Ele tem o objetivo de indicar a quantidade certa de peças e componentes necessários para determinada linha. É uma forma de solicitar peças para a linha de produção, facilitando e agilizando todo o processo.

Vantagens: é o número de cartões Kanban em circulação limitam o estoque máximo, a eficiência do sistema é medida pela diminuição do número de cartões Kanban em circulação, as necessidades de reposição são identificadas visualmente e não há programação de produção para os itens controlados pelo Kanban.

Desvantagens: é a demanda instável, emergência afeta o funcionamento do sistema, indisciplina operacional(falta de comprometimento dos operários).

O Just-in-time é o conceito que apresenta a necessidade do material certo, na quantidade certa, no tempo certo e no local certo. Por este motivo o Kanban é uma ferramenta adequada que pode ser facilmente aplicado a favor do Just-in-time. O quadro Kanban do operador pode ser visualizado pelo almoxarifado, o estoquista poderá repor na quantidade exata necessária para a produção. Sendo assim, a produção será “puxada” pelas necessidades do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com