TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnicas De Negociação

Dissertações: Atps Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: RH – Técnicas de Recrutamento e Seleção

Prof.ª Rosemeire Farias

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elaine Carpi Ferreira – RA 6375219137 – Tecnologia em Recursos Humanos

Gabriella F. S. Marchioni – RA – 6579319851 - Tecnologia em Recursos Humanos

Larissa Ramos Maia – RA 6946465466 – Tecnologia em Recursos Humanos

Patrícia Santos – RA 6751372870 - Tecnologia em Recursos Humanos

Rubiana C. de Souza – RA 6791412104 – Tecnologia em Recursos Humanos

Campinas / SP 2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1 Justificativa da Contratação 3

2.2 Descrição de Cargo 4

2.3 Fontes de Recrutamento 5

2.4 Anúncio do Cargo 6

2.5 Elenco de competências para o cargo 6

2.6 Sugestão de Dinâmicas de grupo 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

A primeira etapa deste trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo de caso de em uma empresa de confecções de equipamentos de proteção individual, bem como os conceitos Recrutamento, seleção e uma visão do mercado de trabalho. A segunda etapa abrange as fases para contratação de Analista de Recursos Humanos desde o anúncio da vaga, até a contração que será definida na dinâmica em grupo. Por fim, a última etapa aborda as considerações finais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Justificativa da Contratação

Todo recrutamento e seleção de pessoas deve ser um processo de comparação do cargo com as competências individuais de cada pessoa, para que assim, a empresa possa contratar o individuo que tenha o perfil que o cargo exige. Isto quer dizer que nem sempre a empresa irá contratar aquele candidato que tenha um grau de escolaridade maior que outro candidato, ou que irá contratar um candidato que tenha mais experiência, ou que fale mais que outros em dinâmicas de grupos, mas irá contratar o candidato que apresente características que o aproximem mais das descrições e análises do cargo.

Para a empresa ter sucesso, é preciso ter alguns itens definidos, tais como uma boa descrição de cargos para que o responsável pelo recrutamento saiba onde e como procurar e quais os requisitos para o candidato da vaga em aberto. Utilizando esse método, é mais fácil para encontrar um colaborador que venha a contribuir com o crescimento da organização.

Sendo assim, processos de recrutamento e seleção são realizados através de uma política de Recursos humanos bem estruturados dentro de uma organização, a mesma pode proporcionar um recrutamento e seleção capaz de reter potenciais candidatos e identificar o perfil do profissional adequado para cada função, evitando custos e conflitos com contratações inadequadas, gerando a satisfação de todos os departamentos, dos diretores e gerentes, obtendo resultados positivos dentro da organização. O mercado de trabalho é constituído da demanda (procura) de mão-de-obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos. A demanda de trabalho dependerá do nível de preços, da produção e dos salários reais que terão de ser pagos aos seus funcionários, de tal forma a maximizar os lucros da empresa. Simplificando a análise, se os níveis salariais estiverem altos e não puder haver repasses de preços de produtos, a tendência é a de menor utilização de mão-de-obra, substituindo-a por outros recursos de produção, quando possível.

O mercado de trabalho em nosso país tem se modificado com a globalização cujo acesso é cada vez mais restrito e delimitado à mão-de-obra qualificada, com aumento do desemprego devido ao “enxugamento” de pessoal nas empresas e sobretrabalho . As inovações tecnológicas, organizacionais e de mercado têm impulsionado profundas transformações no mundo do trabalho. Diversas profissões com conteúdos inovadores têm sido criadas, tendo em vista acompanhar o ritmo das mudanças. Transformações estruturais nas relações de trabalho também têm sido observadas. Como conseqüência dessas transformações, o empreendedorismo tem sido a alternativa para a geração de emprego e renda.

2.2 Descrição de Cargo

Missão do cargo:

Analista de Recursos Humanos: Responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos ou externos.

Responsabilidades:

• propor e implementar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal;

• aplicar a avaliação de eficácia de treinamento;

• analisar implantar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos e ou externos;

• apresentar a pré-seleção aos responsáveis da área para seleção final;

• elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações;

• analisar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos;

• realizar entrevista de admissão, acompanhamento e desligamento dos funcionários, coletando informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com