TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de gestão ambiental

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

ADMINISTRAÇÃO

                 Gilson Araújo da Silva                        RA: 2484635500

                 Natalia Alves do Nascimento                     RA: 1571190324

                 Tatiane Rosa dos Santos                     RA: 1592904969

                 Vitor Borges do Nascimento                      RA: 2485799370

                 Danilo Eduardo Venâncio                   RA: 1567236338

Atividade prática supervisionada

                                                                           De Administração  

Orientação da Professor: Geraldo Zacarro

                     

Santo André

2015

SUMARIO

Componentes do grupo        5

Sumário:        

Introdução:        

Na ATPS (4° passo):        

Introdução

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA)  atua como ferramenta para estabelecer práticas e procedimentos apropriados em direção à meta do desenvolvimento sustentável e faz parte de um esforço integrado e contínuo de toda organização, na busca pela excelência ambiental. Assim sendo, este estudo visa descrever o processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental Utilizou-se o FMEA (Análise Modos e Efeitos de Falha),  como  ferramenta para priorizar as ações recomendadas para reduzir o  potencial dos aspectos ambientais através de um índice de criticidade ou Índice de Risco Ambiental. Através da aplicação da Ferramenta foi criada uma lista de prioridades das ações a serem realizadas. Montou-se uma planilha listando, para cada aspecto ambiental o respectivo impacto ambiental, causa potencial, forma atual de controle, ocorrência e ação recomendada, atribuindo uma pontuação para cada item. Através da combinação destas notas é avaliado o nível de prioridade das mudanças previstas para os itens desfavoráveis. Foram feitas unificações no plano de ação das ações recomendadas  idênticas, salientando que a conscientização e reeducação do impacto ambiental.

Sistema de gestão ambiental.

As causas que levam uma empresa a implantar um sistema de gestão ambiental hoje em dia são diversas, desde a própria legislação vigente até a fixação de políticas ambientais que visem à conscientização de todo o pessoal da organização. Para tal projeto adota-se um sistema de gestão ambiental, gerenciamento das necessidades ambientais e soluções para essas deformidades no meio empresarial.

Hoje em dia as empresas vêm sofrendo com uma cobrança quanto a sua postura em relação ao ambiente. Esta cobrança tem influenciado na forma como se administra uma empresa, seja ela no meio político, cientifico ou mesmo na legislação em vigor, que esta cada vez mais rigorosa quanto tal assunto devido a forte pressão de órgãos públicos e sua fiscalização. Cobrança essa que também se faz presente ao se procurar uma seguradora, um financiamento com bancos que dão maiores credito a empresas ecologicamente corretas e que tenham um sistema de gestão ambiental ativo, ou ate mesmo por consumidores.

A imagem de empresas ambientalmente saudáveis é mais bem aceita, por consumidores, fornecedores e auditorias públicas.

Sob tais condições, as empresas têm procurado estabelecer formas de gestão com objetivos de controle da poluição e de redução das taxas de efluentes, controlando e/ou minimizando os impactos ambientais, como também otimiz                                                                                                                                             ando o uso de recursos naturais. Uma das formas de gerenciamento ambiental de maior adoção pelas empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas internacionais Série ISO 14000, visando à obtenção de uma certificação.

Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), “as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos”. Essas normas enfatizam os seguintes aspectos da gestão ambiental: sistemas de gerenciamento ambiental, auditoria ambiental e investigações relacionadas, rotulagem e declarações ambientais; avaliação de desempenho ambiental e termos e definições. Este conjunto reflete e atende as necessidades das empresas, criando-lhes uma base comum para o gerenciamento empresarial das questões relativas ao meio ambiente. Os elementos-chave, ou os princípios definidores de um Sistema de Gestão Ambiental baseados na NBR Série ISO 14001, através dos quais podem ser verificados os avanços de uma empresa em termos de sua relação com o meio ambiente, são: Política ambiental; Planejamento; Implementação e operação; Verificação e ação corretiva; Análise crítica. Na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, contudo, o primeiro passo deve ser a formalização por parte da direção da empresa, perante a sua corporação, do desejo da instituição em adotar um SGA, deixando claro suas intenções, e enfatizando os benefícios a serem obtidos com a sua adoção. Isso se traduz em comprometimento de sua alta administração, ou em alguns casos, dos gerentes e chefias de suas unidades, com a realização de palestras de conscientização e de esclarecimentos da abrangência pretendida, realização de diagnósticos ambientais, definição formal do grupo coordenador, definição de um cronograma de implantação, e finalmente, no lançamento oficial do programa de implantação do SGA.

Definição e importância da implantação de um sistema de gestão ambiental empresarial

  • Sistema de gestão ambiental é um processo voltado resolver problemas ambientais dentro de uma empresa, com o objetivo de um desenvolvimento sustentável.
  • Podendo ser definido pela ISO14001 como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.
  • O processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental consiste em algumas fases;

Avaliação ambiental inicial,

  • A avaliação ambiental pode ser executada por profissionais internos da empresa que possua tal conhecimento e certificação, ou por consultores ambientais terceiros.

  • Normalmente as empresas mais poluidoras apresentam diversas formas de poluição, no entanto ela não tem nem conhecimento desse fato, não conhecem suas deficiências ambientais, seja ela no descarte final de sua produção ou ate mesmo no destino final de seus resíduos perigosos elas tem a ciência que estão poluindo aquele ambiente, mais sem uma avaliação de que de fato elas estão realizando essa poluição nada será alterado ou modificado.

          Devido a esses fatos devemos nos atentar:

  • Na forma tradicional de produção, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial.
  •  A redução de despesas, a qualquer custo, em detrimento do meio ambiente.
  • Na manutenção da competitividade em setores que em geral não cuidam das questões ambientais.
  • Falta de monitoramento ou fiscalização dos órgãos ambientais competentes.
  • A avaliação ambiental inicial permite às organizações:
  • Conhecer seu perfil e desempenho ambiental.
  • Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefícios ambientais e econômicos, muitas vezes óbvios.
  • Tornar mais eficientes a utilização de matérias-primas e insumos.

Planejamento do sistema de gestão ambiental

  • Para a execução da avaliação ambiental, podem ser usadas várias técnicas isoladamente ou de forma combinada – sempre dependerá da atividade ou organização a ser avaliada.
  • Esta avaliação inicial permite que a empresa trace o perfil do seu sistema de gestão ambiental a ser implantado e sua politica ambiental.
  • Benefícios da implementação:
  • Tenho visto que, nos últimos anos, há grandes iniciativas na unificação de gestão de padrões normativos (como as normas ISO) ao redor do mundo para facilitar a rotina do dia-a-dia dentre das organizações. Você sabe o que é um Sistema de Gestão Integrada, conhecido como SGI?

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) pode ser definido como um meio de integração de processos, procedimentos/padrões e práticas adotadas, que visam a implementação de políticas unificadas e atingimento de metas de forma mais eficiente do que por meio de muitos sistemas de gestão que funcionam de forma independente (como Sistema de Gestão Qualidade, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e de Segurança). Outra questão que pode ser levantada é: Isso realmente funciona ou é apenas uma maneira sofisticada de gerenciar as normas sem grandes vínculos entre elas? Para responder essa pergunta é preciso refletir um pouco a esse respeito. É possível dizer que o SGI realmente quando implementado de forma correta e mantido adequadamente funciona reduzindo custos, diminuindo burocracia e aumento a competividade do negócio. Quando o SGI não é implementado de maneira correta há uma impressão que os sistemas estão unificados, mas funcionam de forma independente na realidade. Esse funcionamento de independente gera muitos retrabalhos, aumento expressivo da burocracia e um consequente aumento de custos na manutenção desses sistemas independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com