TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps hidrologia primeira etapa

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

                                                TIPOS DE CHUVAS

     As águas de drenagem superficial são originárias de precipitações pluviométricas cujos transtornos que seriam provocados por escoamentos, devem ser neutralizados pelos sistemas de drenagem pluviais ou esgotos pluviais.  No entanto nas precipitações diferentes das chuvas comuns as providências coletivas ou públicas são de natureza específica para cada caso.

      A chuva e o principal elemento do projeto hidrológico.Os problemas da engenharia relacionados com a hidrologia são em sua grande maioria conseqüência de chuva de grande intensidade ou volume e da ausência de chuva em grande período.

     Chuvas de grande intensidade em áreas urbanas causam alagamento de ruas ,porque o sistema de drenagem não e projetado para chuvas muito intensas.

      As principais características da precipitação  são seu total duração e distribuição temporal e espacial.O total precipitado não tem significado se não estão ligado a uma duração.por exemplo 100mm pode ser pouco em um mês mas e muito em um dia ou uma hora.A ocorrência da precipitação e um processo aleatório que não permite uma previsão determinística com grande antecedência.O tratamento de dados de precipitação para grande maioria de problemas hidrológicos e estatística.  

    Os três tipos de chuvas usado na hidrologia são as chuvas convectivas,chuvas orográficas e chuvas frontais.

    As chuvas convectivas são causadas pelo movimento de massas de ar mais quente que sobem e condençao.As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido a diferença de temperatura nas camadas próxima a atmosfera terrestre e são  caracterizada por serem de curta duração ,porem alta intensidade e abrange pequenas áreas,que podem provocar inundação em pequenas bacias.

   Chuva orográfica ou chuva de relevo ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha,o ar mais quente (mais leve,e geralmente mais úmido ) e empurrado para cima, ai ocorre a condessaçao do vapor provocando a chuva que e caracterizada pela longa duração, e baixa intensidade, abrangendo uma grande área,sem descarga elétrica,essas precipitações podem vir acompanhado por vento forte com circulação ciclonica e  podem produzir cheia em grande bacias.

    Chuva frontal açontece pelo encontro de uma massa fria e seca com outra quente e úmida, elas são fortes abrangendo  grandes áreas , com breve intervalo de estiagem com bastante descarga elétrica

                                                                                                                                 Isoietas são linhas que representam a distribuição pluviométrica de uma região, através da curvas de igual precipitação.

 

Regime pluviométrico e o conjunto de características dessa mesma região resultante da pluviosidade media e distribuição , freqüência e duração das chuvas, sendo cada região caracterizada pelo seu regime pluviométrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com