TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps mcm etapa 1

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1.

METAIS

São materiais compostos por um ou mais elementos metálicos(tais como Fe, AL, Cu, Ti, Au, e Ni) e elementos não metálicos ( C,N e O) em quantidades pequenas. Os átomos nos metais ou nas ligas metálicas estão arranjados de maneira muito ordenada em comparação com as cerâmicas e polímeros que são relativamente densos. São materiais rígidos em relação às características mecânicas resistentes e dúcteis.

Os materiais metálicos possuem grande número de elétrons (e) não localizados isto é, os elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular, de modo que muitas propriedades são atribuídas à esses transparentes à luz visível, superfície metálica polida tem uma aparência brilhosa e propriedades magnéticas (Fe, Co e Ni)

CEDRÂMICOS  

As cerâmicas são compostos formados entre elementos metálicos e não-metálicos. Os mais utilizados são formados por óxidos, nitretos e carbetos, como por ex: o Al2O3 (óxido de alumínio) , o SiO2 (dióxido de silício) o SiC (carbeto de silício), o Si3N4 (nitreto de silício).

Encontram-se entre os cerâmicos os denominados CERÂMICAS TRADICIONAIS , que são compostos de minerais argilosos(porcelana), assim como o cimento e o vidro. Mecanicamente falando, os cerâmicos são relativamente rígidos e resistentes , que podem ser comparados com as dos metais.

Em contraposição são muito frágeis (ausência de ductilidade) e altamente suscetíveis à fratura, isolante à passagem de calor e eletricidade(baixa condutividade elétrica), bem resistentes à altas temperaturas e a ambientes severos mais do que os metais e os polímeros.

Quanto às propriedades óticas, as cerâmicas podem ser transparentes, translúcidas ou opacas, sendo que algumas à base de óxidos (Fe2O3), apresentam comportamento magnético.

POLÍMEROS

 Os polímeros são constituídos por materiais plásticos e borracha. Grande quantidade são compostos orgânicos quimicamente baseados no C , H, e outros não metálicos como a O , N e Si .São formados por estruturas moleculares muito grandes, tendo cadeias enormes com átomos de carbono distribuídos em toda a extensão principal da cadeia polimérica. Alguns polímeros mais conhecidos são;

PE –polietileno , náilon , PVC cloreto de polivinila, PC policarbonato , PS poliestireno ,BS borracha de silicone.

São materiais de baixa densidade, com características mecânicas diferentes das exibidas pelos metais e cerâmicas. São menos rígidos e não tão resistentes, sendo comparáveis aos metais e cerâmicos em função de suas densidades reduzidas com boas rigidez e resistência. Muitos polímeros são extremamente dúcteis e flexíveis (plásticos) e podem ser facilmente formados em formas complexas. São também relativamente inertes quimicamente e não reativos em alguns ambientes.

Desvantagens dos polímeros; decompõe-se ou amolecem em temperaturas modestas, que limitam o seu uso e baixa condutividade elétrica e são não magnéticos.

COMPÓSITOS

São materiais formados por dois ou mais materiais individuais quer metais, cerâmicos ou polímeros . A finalidade de um compósito é atingir uma combinação de propriedades que não define qualquer material isolado. Uma possibilidade dos compósitos é que são considerados sintéticos. Exemplos; fibra de vidro (são pequenas fibras de vidro embutidas no interior de um metal polimérico (epóxi ou poliéster), conhecido como PRFV = polímero reforçado de fibra de vidro, considerado rígidos e resistentes com baixa densidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com