TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Auditoria Ambiental               Dia 07/03/2015.  

Acadêmico: Marcos Veruck

Atividade: 1)

Com o crescimento populacional mundial, muitas empresas necessitaram aumentar sua produção para conseguir suprir a demanda de alimentos exigida pelas pessoas, no entanto, estavam extraindo muita matéria prima do meio ambiente sem deixar-lo tempo para se regenerar. Em conseqüência disso, foram criadas normas e critérios por alguns países para que seus exportadores cumprissem com o dever de preservar o meio ambiente.

Sendo assim para garantir que essas exigências fossem cumpridas, foram criadas as auditorias, em diferentes setores da produção: qualidade, segurança do trabalho, selo verde etc. em função de fiscalizar e garantir que as empresas cumprissem com seu dever tanto para a sociedade como para o meio ambiente.

Diversos padrões foram analisados para a implementação dessas auditorias, desde a gênese e composição do solo, como a qualidade do ar e da água, a diversidade de fauna e flora e as condições gerais do ambiente em si. Através disso, foram estipuladas normas nas quais certas indústrias deveriam ou poderiam lançar até determinadas quantidades de efluentes, ou poderiam extrair até determinadas quantidades de matéria prima daquela região.

O auditor ambiental, no ápice de suas funções, deve reconhecer o meio no qual esta atuando e independente de quais forem as propostas ou órgãos envolvidos deve ser ético e priorizar a qualidade do meio ambiente e de quem vive ali, por isso passam por estudos de caracterização das propriedades daquele ambiente a ser auditado.

Auditoria Ambiental                  Dia 07/03/2015

Acadêmico: Marcos Veruck

Atividade: 2)

Vivemos em um país onde os recursos hídricos são fartos, por isso a facilidade de implantação dessas indústrias de aquicultura e exploração de recursos pesqueiros. Também devido as suas boas condições, tanto climáticas, como de localização, o Brasil vem ganhando espaço na produção de camarão.

Devido a grande complexidade para a produção dessas espécies, o meio ambiente deve ser acompanhado por um sistema gestão ambiental, propiciando um desenvolvimento sustentável.

O conceito desse desenvolvimento sustentável é de que devemos utilizar dos recursos do meio ambiente sem interferir na qualidade e disponibilidade dos mesmos para as gerações futuras.

Sabe-se que toda e qualquer indústria, independente do ramo de atuação é potencialmente causadora de algum tipo de impacto ao meio ambiente, podendo acarretar sérios danos aos organismos presentes nesse ambiente, portanto, as empresas vêm procurando se adequar a essas questões ambientais, não tanto pela preservação, mas sim pela oportunidade de abertura de novos mercados através da conquista do selo verde.

Neste trabalho podemos ver como a auditoria ambiental pode auxiliar o administrador de uma empresa na área da carcinicultura a reduzir os riscos de impactos ambientais que estavam associados a esta atividade. O cultivo de camarão em lagoas ou tanques de criação, por exemplo, é considerado impactante ao ambiente, onde sabemos que é tradicionalmente cultivado em áreas adjacentes a mangues, lagoas e baias. As auditorias ambientais se destinam não apenas a avaliar a conformidade, mas, também, ajudar no processo de melhora do programa de controle ambiental e atuar como ferramenta de prevenção ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com