TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Normatização e Certificações

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES

PORTFÓLIO 01

ESTUDO DE CASO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO 01

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina  Auditoria, Normatização e Certificações.

Prof. Walter Antônio da Silva Costa

Guarulhos

2014

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias? São realizadas porque razões? Como deve ser o planejamento das auditorias?
    R.         
    A auditoria tem os seguintes objetivos: determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos do sistema da qualidade, determinar a eficácia do sistema da qualidade implementado, prover ao auditado a oportunidade de melhoria, atender os requisitos regulamentares e permitir o cadastramento do sistema da qualidade da organização auditada em um registro.

As razões para as auditorias serem realizadas são: avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende iniciar uma relação contratual, verificar se o sistema de qualidade da própria organizaçãocontinua a atender os requisitos especificados e se eta sendo implementado e avaliar o sistema da própria organização frente a uma norma de sistema da qualidade.

O planejamento da auditoria deve ser um plano aprovado pelo ciente e comunicado aos auditores e ao auditado com flexibilidade para permitir mudanças dando ênfase  às informações obtidas durante a auditoria. Os planos devem conter os objetivo e escopo, identificação dos indivíduos, identificação dos documentos de referência, identificação dos membros da equipe auditora, idioma, data e local, tempo previsto, critérios de confidencialidade e distribuição de relatório de auditoria.

  1. Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?

R.  A 10011-1 trata de diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade, a 10011-2 as diretrizes para qualificação de auditores de sistemas da qualidade e a 1011-3 as diretrizes básicas para gerencar os programas de sistemas da qualidade.

  1. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?

Auditoria é o processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.

  1. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os princípios de auditoria?

Os principios são: conduta ética, apresentação justa, devido cuidado profissional, independência e abordagem baseada em evidências.

  1. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os principais procedimentos do programa de auditoria?

Os principais procedimentos são: planejar e programas auditorias, assegurar a competência de auditores e líderes de equipe de auditoria, selecionar equipes de auditorias apropriadas e designar funções e responsabilidades, realizar auditorias, realizar ações de acompanhamento, manter registros do programa, informar a alta direção as realizações globais do programa de auditoria.

  1. Há basicamente dois tipos de não conformidade dentro de uma organização que implantam um sistema de qualidade, como por exemplo: ISO 9001. O que é uma não-conformidade maior? Cite um exemplo que ocorre na empresa em que você trabalha. Cite o nome da empresa e ramo de atividade.

Não conformidade maior é a ausência, falta total ou incumprimento sistemático de uma cláusula / sub–cláusula ou requisito a norma de referência e que coloque em causa o sistema de gestão da qualidade, ou quando, com base em evidência objetiva, sejam consideradas dúvidas significativas sobre a sua capacidade em assegurar os resultados e eficácia; O incumprimento da regulamentação aplicável ou outros acordos subscritos pela organização que ponham em causa o sistema de gestão. Como exemplo posso citar na empresa em que trabalho quando alguma documentação referente a alguma norma de certificação de motores não está sendo atendida. Trabalho na Cummins Brasil, fabricante de motores diesel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com