TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  5/6/2022  •  Dissertação  •  9.282 Palavras (38 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA – UECE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF

CÉLULAS SOLARES: UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

NISSEIA COSTA SALES

LIMOEIRO DO NORTE - CE

AGOSTO 2020

NISSEIA COSTA SALES

CÉLULAS SOLARES: UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.

Área de concentração: Ensino de Física.

Orientador: Prof.ª Dr. Robson Guimarães Sanabio

LIMOEIRO DO NORTE - CE

AGOSTO 2020

NISSEIA COSTA SALES

CÉLULAS SOLARES: UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.

Área de concentração: Ensino de Física.

Aprovada em ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________

Orientador: Profº: Dr. Robson Guimarães Sanabio

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM

_______________________________________________

Prof°. Dr. José Robson Maia

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM

__________________________________________________

Prof°. Dr. José Alves

Universidade Federal do Ceará – UFC

FICHA CATOLOGRÁFICA

AGRADECIMENTOS

Inicialmente, agradeço a Deus pela força, os saberes, e a paz que me proporcionou para continuar a caminhada.

Aos meus Pais, Francisco Sales Filho e Antônia Pinheiro da Costa Sales, que sempre estiveram ao meu lado incentivando a continuar a jornada em busca dos meus objetivos. E em especial, a meu esposo, Joabe Lima de Medeiros, por sua dedicação em me acompanhar em todos os momentos, por estar sempre acreditando e incentivando para o desenvolvimento e implementação deste trabalho, ao longo da jornada de estudo deste curso. Ao meu filho, por compreender minha ausência para realização deste trabalho. Aos meus irmãos, por me incentivar e acreditar na conquista deste trabalho, pelo apoio e dedicação.

O Profº. Dr. Robson Guimarães Sanabio, orientador deste projeto, pela confiança, amizade, dedicação, pelos incentivos e sugestões para continuar nessa jornada, e principalmente por todos os momentos disponibilizados para a orientação. O Profº. Dr. Francisco Carlos Braga de Oliveira pelo incentivo a me depositado deste a Graduação, pela amizade, pela confiança e sugestões ao longo do desenvolvimento até a conclusão deste trabalho e, por estar sempre acreditando e me acompanhando o meu desenvolvimento pessoal e profissional e, apoio durante toda Graduação e ao longo deste Mestrado. O Profº. Ms. Aureliano, por todo o apoio prestado durante a Graduação, pelo incentivo durante o Mestrado, pela amizade e confiança.

Aos Professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física - MNPEF, pelo convívio e troca de experiências ao longo desta caminhada, com o intuito de acrescentar em nossa prática docente.

Aos colegas da Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física – MNPEF, pelos momentos de união e cumplicidade ao longo desta jornada, pela companhia nas horas difíceis, nos momentos de estudo e desenvolvimento das atividades do curso.

À direção, professores e funcionários da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Antonio Vidal Malveira, pela colaboração e consideração que tiveram durante na implementação da proposta de dentro do meu trabalho. Em especial, aos meus alunos o agradecimento, o companheirismo e amizade durante a implementação da proposta educacional.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a meu filho Adam David Sales Lima, pela compreensão dos momentos ausentes, pelo carinho e incentivo nessa trajetória.

A meu esposo Joabe Lima de Medeiros, que esteve ao meu lado em minha trajetória de graduação e no mestrado, sempre me incentivando para meu crescimento pessoal e profissional.

O Prof°. Dr. Robson Guimarães Sanabio, meu orientador deste a graduação, por sempre estar presente comigo, me apoiando, incentivando com suas valiosas sugestões para o desenvolvimento e conclusão deste trabalho.

Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.

Albert Einstein

RESUMO

SALES, N. C. Células Solares: Utilizando leds como fonte de energia nas aulas de Física no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física – MNPEF, Universidade Estadual do Ceará – UECE - Polo 23. Limoeiro do Norte, 2020

O presente trabalho tem por objetivo proporcionar

 

ABSTRACT

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE GRÁFICOS

SUMÁRIO

CAPITULO I – INTRODUÇÃO .......................................................................................... 14

1.1 Motivação .......................................................................................................................... 15

1.2 Objetivo Geral .................................................................................................................... 17

1.3 Objetivo Especifico ............................................................................................................ 17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68 Kb)   pdf (420.9 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com