TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática: Medida de Açúcar

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Laboratório de Engenharia Bioquímica

Professor:

Aluna: 

Data: 

Prática: 1

Aula prática: Medida de açúcar

Atráves da presente prática uma curva padrão foi plotada, relacionando os valores de absorbância com os da concentração do açúcar, possibilitando a determinação da concentração da glicose em uma amostra de gatorade pelo método DNS. O teste de DNS (ácido dinitrosalicílico) baseia-se na reação entre o açúcar redutor e o ácido 3,5-dinitrosalicílico (cor amarelo), que é reduzido a um composto colorido avermelhado, o ácido 3-amino5-nitrosalicílico, oxidando o monossacarídeo redutor (MALDONADE; CARVALHO; FERREIRA, 2013).

Na tabela 1 é possível observar as absorbâncias apresentadas por cada solução de glicose no comprimento de onda de 540nm. Por outro lado, a curva plotada é apresentada no gráfico 1.

Tabela 1 – Absorbância das soluções de glicose com diferentes concentrações

Concentração (mg/L)

Absorbância (540nm)

0,2

0,064

0,4

0,175

0,6

0,29

0,8

0,41

1

0,529

        


Gráfico 1 – Curva padrão de glicose pelo método DNS.

[pic 1]

Ademais, a absorbância da amostra de Gatorade foi igual a 0,022 e através da análise gráfica foi possível utilizar o fator de conversão de valores de absorbância em concentração, tal que a concentração correspondente da amostra após fazer a correção referente as diluições efetuadas foi 13,37g/L. O gatorade apresenta, segundo o rótulo, uma concentração de carboidratos igual a 42 g/L, valor superior ao calculado através da curva padrão. Esta diferença é justificada pois a curva mensura apenas a concentração de glicose e os carboidratos do Gatorade podem estar em diferentes formas.

Em suma, a curva padrão de glicose obtida apresentou um R²=0,9997, o que indica grande linearidade e, consequentemente, confiabilidade no fator de conversão. A concentração de glicose determinada foi de 13,37g/L, fato que não pôde ser comparado com o declarado no rótulo do produto, pois este declara a concetração de carboidratos totais, não apenas deste monossacarídeo redutor.

Bibliografia:

MALDONADE, I. R.; CARVALHO, P. G. B.; FERREIRA, N. A. Comunicado Técnico 85 Protocolo para determinação de  açúcares totais em hortaliças pelo método de DNS. mar. 2013.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com