TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Trabalho Universitário: Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Ambiental – Produção de recursos para qualidade de vida das pessoas, a fim de não desgastar o meio ambiente, contribuindo com a autorreparação da Terra.

Cultural – Mudanças no meio intelectual, alterar a forma de pensamento priorizando a não degradação do meio ambiente, incentivando as pessoas a usufruir ao invés de consumir; uma mudança cultural mudaria o estilo de vida das pessoas de modo útil.

Política – Fazer da política um instrumento na concientização trazendo mudanças positivas, unindo todas as outras dimensões, fazendo-as acontecer.

Social – fazer com que todos tenham uma vida digna, que haja partilha dos bens e que o nível de desigualdade seja mínimo, utilizando parâmetros de ultilização dos recursos e bens, sem prejudicar as pessoas e a Terra.

Econômica – Produção responsável para com o meio ambiente, buscando alternativas melhores de energia (renováveis) e tecnologia que auxilie nisso, melhorando a economia antes que hajam prejuízos irreverssíveis ao planeta.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

São elas: a ambiental, a econômica e a social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta tecnológica, que consiste em que o homem irá desenvolver meios que otimizem a utilização dos recursos naturais;

Resposta radical, ou seja, mudança total no modo como vivemos hoje, preservando os recursos naturais;

Resposta “estática”, ou seja, ficar tudo como está e enfrentar as consequências desse consumo desordenado que temos hoje.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Conscientizar as pessoas sobre os possíveis problemas que as gerações futuras enfrentarão; tais como, acúmulo de lixo, poluíção, efeito estufa, entre vários outros; afinal a maioria das pessoas não se preocupa com o amanhã; não estarão aqui mesmo... a melhor maneira de garantir um futuro às próximas gerações é acabar com o egoísmo da geração atual e nos unirmos em prol da manutenção da vida na Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com