TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autodesenvolvimento Aula Tema 03

Pesquisas Acadêmicas: Autodesenvolvimento Aula Tema 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões propostas pelo autor são: Ambiental, Econômica, Social, Poder e Cultura.

Dimensão Ambiental – Ela supõe que possamos produzir e consumir de forma consciente e com o cuidado de não prejudicar o ecossistema e permitindo que eles tenham sua autorreparação garantida.

Dimensão Econômica – Ela supõe que utilizemos a tecnologia para deixar de vez o ciclo fóssil de energia, criando novas formas de energia que não prejudiquem o meio ambiente (como a Eólica) e que contribuam com a ampliação da desmaterialização da economia.

Dimensão Social – Ela supõe que implantemos a justiça social, erradicando a pobreza, definindo um padrão aceitável de desigualdade social e limitando os bens naturais a uma quantidade que não prejudique o próximo.

Dimensão do Poder – Ela supõe que não tem como resolver esses problemas sem que tenha o apoio politico, pois como o próprio autor diz “A distribuição de riquezas e a igualdade de oportunidades não serão construídas sem embates políticos e pressões sobre os governantes”.

Dimensão da Cultura – Ela supõe que adotemos uma nova forma de viver, mudando nossos valores e comportamento em prol do nosso meio ambiente.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Dimensão Ambiental, Dimensão Economica e Dimensão Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: Tecnológica, Mudança Radical e uma possível Não Resposta.

Tecnológica – É a crença de que o homem possa criar idéias e opções para mudar essa situação, como tem sido durante toda nossa existência, e resolver nosso problema de escassez dos recursos naturais.

Mudança Radical – Mudar de uma forma progressiva o padrão de produção e consumo utilizados nos dias de hoje, aceitando assim um decrescimento natural.

Não Resposta – É a possibilidade de nossos esforços não resultarem em nada, e com isso, esperar o fim e a extinção de nossa espécie e quem sabe de todas as outras do planeta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com