TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial: Conceito De Robótica E Mecatrônica E Suas Aplicações

Por:   •  9/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 13

Controle e Automação industrial (2018/2)[pic 1]

Curso de Engenharia de Produção

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: CONCEITO DE ROBÓTICA E MECATRÔNICA E SUAS APLICAÇÕES 

Hiara Heidmann Michels [1]

Resumo: As empresas estão buscando diariamente melhoria na qualidade de vida por meio da substituição do trabalho braçal por equipamentos. Para atender essa nova forma de trabalho surgiu à automação industrial, um conjunto de técnicas e procedimentos que facilitam um sistema produtivo. O objetivo deste artigo é apresentar sistematicamente diversas características, efeitos e aplicações da robótica e da mecatrônica no ambiente industrial através de uma breve pesquisa bibliográfica com dados coletados em livros e artigos online. A utilização dessa nova tecnológica (Robótica e Mecatrônica) tem potencial para transformar o futuro, pois cada vez mais se houve relatos de novas experiências com a utilização das mesmas. No ambiente fabril pode-se constatar que a utilização de equipamentos automatizados tem trazido consigo inúmeros benefícios em relação a tarefas manuais, fazendo com que a empresa ganhe mais confiança no que se refere à qualidade e padronização do processo.

Palavras-chave: Automação Industrial. Mecatrônica. Robótica.

 

INDUSTRIAL AUTOMATION: ROBOTIC AND MECHANICAL CONCEPT AND ITS APPLICATIONS

Abstract: Companies are seeking daily improvement in quality of life through the substitution of manual labor for equipment. To meet this new form of work emerged to industrial automation, a set of techniques and procedures that facilitate a productive system. The aim of this article is to present systematically several characteristics, effects and applications of robotics and mechatronics in the industrial environment through a brief bibliographical research with data collected in books and online articles. The use of this new technology (Robotics and Mechatronics) has the potential to transform the future, as more and more have been reports of new experiences with the use of them. In the manufacturing environment it can be seen that the use of automated equipment has brought with it innumerable benefits in relation to manual tasks, making the company to gain more confidence regarding the quality and standardization of the process.

Keywords: Industrial automation. Mechatronics. Robotics.

Introdução

No decorrer da história, desde as grandes descobertas do homem (como a roda e a máquina a vapor), observa-se que as mesmas vêm de encontro com a necessidade de controlar processos. Buscando a melhoria de sua qualidade de vida através da substituição do trabalho braçal por equipamentos, de forma que lhe sobrasse mais tempo disponível para outros afazeres e entretenimentos. A cada nova invenção, o homem criava papéis na sociedade e transformava suas necessidades, provocando um novo processo de desenvolvimento (SILVEIRA; SANTOS, 1998).

Com o advindo da globalização e a necessidade de demanda de produtos exigidos pelo mercado, as indústrias passaram por grandes transformações. Essas transformações levaram a modernização das indústrias para satisfazer às exigências e a competitividade do mercado, por meio do aumento da qualidade, redução de custos e preços mais acessíveis (ROSÁRIO, 2009).

Define-se processo industrial (ou sistema produtivo) como a transformação da matéria-prima em bens de produção e consumo, mediante meios e técnicas de controle visando atingir o propósito do negócio. Portanto, à medida que ocorreu a evolução dos processos produtivos passou-se a exigir maior tecnologia e operações mais precisas dentro das indústrias (SILVEIRA; SANTOS, 1998).

Diante disto, surgiu então a Automação industrial, ou seja, um conjunto de técnicas e procedimentos que facilitam um sistema produtivo. Com o avanço tecnológico pode-se perceber melhoria na qualidade do produto, melhores condições de trabalho e uniformização da produção, eliminando perdas e refugos (ROSÁRIO, 2009).

O controle manual através do esforço humano, foi um dos primeiros tipos de automação, a tecnologia era escassa e sem presença de conhecimento em relação a produção de novas máquinas para suprir a mão de obra. Com o surgimento de novas pesquisas o controle passou a ser automático exercido pelo sistema em malha fechada, ou seja, de um controlador convencional passou a serem utilizados controladores que utilizam inteligência artificial (JÚNIOR; CHAGAS; FERNANDES, 2003).

Devido a constante evolução da robótica aplicada à automação, observa-se a oportunidade de desenvolver sistemas inteligentes com tarefas que até então só um homem era capaz de executar (SILVA, 2000).

A automação industrial tornou-se um dos avanços tecnológicos de grande importância no setor industrial. Nos dias de hoje, ela permite progresso na produtividade, ou seja, permite a disponibilidade de “funcionários” 24 horas por dia, sem reclamarem, fazendo que a rentabilidade de investimento cresça (SILVA, 2000).

É possível notar os efeitos da automação além do processo produtivo em si, proporcionando grandes ganhos de produtividade ao incluir tarefas como elaboração de projetos, gerenciamento administrativo e a produção no chão de fábrica (JÚNIOR; CHAGAS; FERNANDES, 2003).

Neste contexto, este artigo visa apresentar sistematicamente diversas características, efeitos e aplicações da robótica e da mecatrônica no ambiente industrial.

Procedimentos Metodológicos

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa quantitativa e exploratória. Os dados foram coletados em livros e artigos disponibilizados em repositórios online e no ambiente “Google Acadêmico”. Empregaram-se como palavras-chave os seguintes termos: robótica, mecatrônica e automação industrial.

Automação Industrial

        A intenção da Revolução Industrial era mecanizar a produção, pois até o momento era utilizada a técnica de manufatura (FERREIRA, 2001).

De acordo com o dicionário, automação é um sistema pela qual os mecanismos controlam seu próprio funcionamento, quase sem interferência do ser humano (AURÉLIO, 2002).

Através da automação houve várias mudanças, como por exemplo, os gerenciamentos dos processos passaram a ser centralizados e as etapas vistas de outro local além do chão de fábrica, os engenheiros conseguem analisar e emitir relatórios mais precisos, identificando facilmente os possíveis erros e aprimorando a qualidade do produto, entre outros (FILHO, 2003[a]).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (449.3 Kb)   docx (521.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com