TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação de sistemas de informação

Por:   •  22/11/2016  •  Seminário  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        

F9 – SO2 (Automação de Sistemas de Produção e Operações II)

Bruno Alvim Morgado                                             1274708

Caio César de A. Manetta                                         1474855

Caroline Aparecida Oliveira de Jesus                   1273485

Eduardo Fagundes Mostaço                                 1271326

Heberson Barbosa Nicoli                                       1375181

Letícia Melo Almeida                                             1271199

Rafael de Assis Silva                                             1560671

Novembro 2016

1- O que é um sensor?

RESPOSTA: Um sensor é um dispositivo eletroeletrônico que permite a transformação de uma grandeza física em um sinal que pode ser lido de uma forma mais adequada em algum isntrumento.

2- Qual a diferença entre um sensor anlógico e um sensor discreto?

RESPOSTA: Um sensor analógico é aquele cujos sinais de resposta podem tomar qualquer valor dentro de certos limites ao longo do tempo, como por exemplo um amperímetro, que mede a intensidade da corente elétrica. Um sensor discreto, por sua vez, é aquele que pode ter apenas dois sinais de resposta ao longo do tempo, como por exemplo um sensor de fotocélula, aonde não importa a intensidade da luz, apenas se há ou não a presença de luz.

3- O que é uma leitura direta de sinal em um sensor? E leitura indireta?

RESPOSTA: Uma leitura direta de sinal é caracterizada por ser aquela em que mostra a grandeza que quer se medir com uma unidade ou um padrão. A leitura indireta por sua vez mostra o sinal resultante de grandezas diferentes das que se pretende conhecer, como por exemplo sensores de velocidade.

4- O que é um atuador?

RESPOSTA: Atuadores são dispositivos que assim como sensores, trasnformam um tipo de energia em outra, com a diferença que neste caso, os sinais de entrada são transformados em uma grandeza física na saída.

5- Qual a diferença entre a operação de um motor de passo e um motor CC ou CA?

RESPOSTA: Basicamente, motores CC e motores CA possuem apenas velocidade, porém não possuem nenhuma precisão, como por exemplo os que são utilizados em ventiladores. O que diferencia a operação destes motores com os motores de passo, é que um motor de passo possui pólos fixos para aumentar a precisão, além de possuírem um torque maior.

6- O que é um solenóide?

RESPOSTA: Um solenóide é um um atuador que assim como motores CC e CA, utiliza o eletromagnetismo para produzir seu movimento. Solenóides são basicamente compostos por uma bobina cilíncrica com um pistão ferroso próximo a sua entrada. Pelos princípios do eletromagnetismo, ao se aplicar uma corrente na bobina, um campo magnético é gerado por conta da variação da corrente no tempo ao longo da bobina e como consequência desse fenômeno, o pistão metálico se movimenta produzindo força mecânica.

7- Descreva o processo de conversão analógico-digital.

RESPOSTA: Este processo de conversão consiste de três fases distintas. A primeira fase é a amostragem. Isso significa coletar sinais continuos em um determinado espaço de tempo e transformá-los em sinais analógicos discretos. Esse espaço de tempo é importante para a recuperação do sinal no fim do processo. A segunda fase é a quantização. Basicamente, nessa fase o sinal analógico original, que era uma grandeza infinita se torna uma grandeza finita, ou seja, as amostras coletadas na primeira fase são niveladas em quantidades pré definidas. A terceira e última fase é a codificação, onde cada nível quantizado anteriormente é convertido em um sinal binário, sendo assim concluída a conversão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com