TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Gestão Ágil

Por:   •  7/7/2025  •  Trabalho acadêmico  •  4.731 Palavras (19 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LUIZA VERENA SOUSA SOARES

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS EM EMPRESAS JUNIORES DA BAHIA

ILHÉUS-BAHIA

2024

LUIZA VERENA SOUSA SORES

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS EM EMPRESAS JUNIORES DA BAHIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual de Santa Cruz, como parte das exigências para conclusão do curso de Engenharia de Produção.

Área de concentração: Gestão de Projetos.

Orientador: Prof. Dr. Fabiano Rodrigues Soriano.

ILHÉUS-BAHIA

2024

SÚMARIO

1        INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

2        REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................................6

3        METODOLOGIA ......................................................................................................13

4        ANEXO A ...................................................................................................................15

5        REFERÊNCIAS .........................................................................................................28


  1. INTRODUÇÃO

Uma abordagem ágil pode ser encontrada em inúmeras práticas, as quais oferecem suporte a vários tipos de projetos e que variam e se adequam aos diferentes temas (HAZZAN; DUBINSKY, 2014). Segundo Beck et.al. (2001) uma gestão ágil leva em consideração quatro itens essenciais para este tipo de abordagem: os indivíduos e interações sobre processos e ferramentas; um software funcional sobre documentação abrangente; colaboração do cliente ao contrário de uma negociação de contrato e as respostas às mudanças de acordo um plano. Além disso, características como essas podem ser reformuladas e aplicadas a qualquer tema, contudo, a verdadeira aplicação de agilidade não se altera de acordo o tema (BECK, et.al.2001).

Essa abordagem surgiu a partir do Manifesto Ágil no ano de 2001, por meio de uma reunião onde dezessete praticantes de software se reuniram para unificar observações comuns com relação aos processos de desenvolvimento de software em diversas organizações. O Manifesto Ágil representou assim, uma nova possibilidade de processos de desenvolvimento de software se distanciando das abordagens das últimas décadas (BECK, et.al.2001).

Partindo desse pressuposto, devido à grande capacidade de rápidas mudanças em estrutura, cultura organizacional e processos, as metodologias ágeis são consideradas as mais compatíveis para as organizações atuais. Hoje em dia é extremamente complicado antecipar as futuras necessidades dos negócios, isso ocorre devido a aleatoriedade das vontades dos clientes e as inúmeras oportunidades encontradas no mundo digital, desta forma a fim de melhorar a capacidade de respostas das organizações a estas questões, a gestão ágil torna-se essencial nesse processo (ROZYMANL; TOMINC; SYTRUMAN. 2023).

 Ainda segundo Rozymanl, Tominc e Sytruman (2023), para que as organizações possam obter uma vantagem competitiva no mundo dos negócios elas devem aumentar o uso de uma abordagem ágil, para isso, podem aplicar algumas práticas como: possuir uma liderança ágil que incentiva a criatividade e inovação no ambiente organizacional; aumentar a retenção e o engajamento dos colaboradores; alinhar as habilidades dos colaboradores com os objetivos da  

organização; propiciar um ambiente onde as equipes tenham uma cultura ágil capaz de adaptar-se rapidamente às mudanças; e por fim melhorar a imagem da organização.

De acordo Dennin (2026) o foco em ter uma organização ágil quer dizer que se deve confiar na capacidade dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades, com o objetivo de entregar inovação e valor aos clientes, ao mesmo tempo em que organização deve fornecer um ambiente com objetivos e valores corretos. Para Dennin (2016) em organizações com metodologias ágeis todos os envolvidos possuem a tarefa individual de entregar valor a sua clientela, ou seja, é uma obrigação de cada colaborador.

Nesse sentido, de acordo com Beck, et.al (2001) as abordagens ágeis provenientes do Manifesto Ágil representam uma base que pode ser implementada por diversas estratégias de desenvolvimento particulares. Como exemplo da variedade de metodologias ágeis, observam-se algumas como o SCRUM, Lean, Extreme Programming, DSDM (Desenvolvimento de Software Adaptativo) entre outros (BECK, et.al. 2001). Segundo Lanti e Finland (2014) ao se utilizar metodologias ágeis em outras áreas organizacionais, é possível utilizar princípios que podem compactuar com os princípios ágeis, sendo assim, as equipes podem utilizar o Kaban, Scrum, ou até mesmo os dois métodos mesmo não atuando na área de desenvolvimento de software.

De acordo com Russo, Silva e Larieira (2021) mesmo diante da ocorrência do Manifesto Ágil há mais de vinte anos, muitas organizações ainda possuem pouco tempo de aplicabilidade da abordagem e métodos ágeis. Segundo eles, a maioria das organizações não possuem cinco anos que adotaram estas metodologias, e tratando se do tipo de metodologia ágil, a maioria das organizações adota o SCRUM.

Para Sandsto e Reme-Ness (2021) o SCRUM também representa a metodologia ágil com maior aplicabilidade, atrelado a isso, dentro desta metodologia eles observam que as práticas ágeis mais comuns são os sprints, que refletem o período específico de conclusão de tarefas dentro dos projetos organizacionais, onde nele são praticados: colaboração do cliente, uma independência de equipes com documentação mínima, lançamentos incrementais, retrospectivas; requisitos priorizados por valor com ciclos curtos e iterativos, planejamentos e reuniões constantes.

         Nesse sentido, tratando se de metodologias ágeis observa-se uma grande aplicabilidade no desenvolvimento de projetos, visto que, a adoção de uma gestão ágil implica em um alinhamento estratégico de projetos com a mesma abordagem. Torna-se notório que projetos de sucesso são provenientes de organizações que aderem medidas ágeis e fazem o alinhamento estratégico de seus projetos a estas alterações e metodologias (ALVES, GONÇALVES, 2022).

Segundo Gablas, Ruzicky e Ondrouchova (2018) espera-se que a adoção de uma gestão ágil em projetos provoque melhores resultados no mesmo, e consequentemente um maior sucesso para estes. Ainda seguindo esse pensamento, para eles é possível que uma gestão organizacional modifique sua abordagem clássica para ágil durante o ciclo de vida dos projetos, ou seja, ainda que o projeto esteja em execução, é possível modificar sua abordagem a fim de obter melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (850.1 Kb)   docx (714.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com