TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distância Gestão De Pessoas

Monografias: Avaliação A Distância Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Turma 3492 - Gestão de Pessoas I – 2013B

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Professor: Alessandra de Oliveira

Nome do aluno: Anselmo Rodrigues Castelhano

Data: 13/09/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para Chiavenato (2003) a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.

Partindo desse pressuposto, analise a charge abaixo, e pautando-se nos estudos do livro didático, você deverá escrever um texto de 8 a 12 linhas, descrevendo 3 atitudes/posturas que uma pessoa deve ter para conquistar um bom perfil de empregabilidade. Justifique as atitudes apresentadas de forma fundamentada. (5,0 pontos)

Para a fundamentação você poderá utilizar-se de leituras externas ao material da disciplina como: artigos e ou livros.

Orientações:

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf e veja como realizar citações e referências.

RESPOSTA: Em um mercado cada vez mais competitivo para se ter uma boa colocação, cada vez mais a pessoa que busca um bom emprego e, principalmente, manter-se nele com segurança é necessário, entre outras aptidões, ter uma ótima flexibilidade intelectual para acompanhar as oportunidades que aparecem de acordo com as competências pessoais, sejam oportunidades dentro de um contexto já existente na organização, sejam elas novas dentro de uma realidade a ser alcançada como objetivo da mesma, ter atenção para ação e decisão para percepção sobre informações do ambiente ou de outras pessoas para direcionar ações e tomar decisões de escolhas corretas para estar de acordo com os objetivos que organização espera e ter grande capacidade de adaptação a mudanças, já que é comum mudanças de estratégias das empresas com relação aos projetos para acompanhamento de possíveis mudanças do mercado, dos concorrentes e dos próprios clientes em eterna busca por inovações.

REFERÊNCIAS:

1 Virgílio Vasconcelos. Como Expandir sua Inteligência. Brasilia: E-Books, 2000. p.22.

2 Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/adaptabilidade.htm

2. A visão contemporânea de Gestão de Pessoas compreende o trabalho de equipe, onde os relacionamentos são interdependentes e solidários. A partir da leitura do artigo "Emoções na conta certa", que segue abaixo, e considerando sua percepção da visão contemporânea nas empresas, faça uma análise crítica de 10 a 15 linhas sobre a importância do trabalho voltado as pessoas das organizações do século XXI segundo os aspectos: valorização do trabalhador, trabalho em equipe e reconhecimento.

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto. (5,0 pontos)

Orientações para desenvolvimento da análise:

• Seu texto deve ser dissertativo com introdução, desenvolvimento e conclusão;

• Pesquise na internet algum artigo sobre o tema para auxiliar na fundamentação da sua análise;

• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

• Os textos motivadores não devem ser copiados.

• Apresente a referência bibliográfica utilizada na análise.

Emoções na conta certa

Por: Caroline Sanchez Miranda

Usar bem a agressividade no ambiente de trabalho não significa ser violento, é não se deixar acuar e tomá-la como mola propulsora de ação valendo um milhão: qual é a postura mais correta a se adotar no ambiente de trabalho? a) agir de maneira "estritamente" profissional, ou seja, ser 100% racional; ou b) também permitir-se viver emoções no ambiente de trabalho? Se escolheu a primeira opção, a resposta está e...rrada! E quem garante isso é o psiquiatra Paulo Gaudencio, que há mais de quarenta anos se dedica à psicoterapia. Mas não se preocupe: esse é um erro cometido pela maior parte dos profissionais e, principalmente, pelas empresas.

"O grande problema é que o homem é um animal racional. Animal sente, racional pensa. As empresas tratam o ser humano como se ele só pensasse. A parte emocional não é considerada.

Fonte: http://www.revistamelhor.com.br/textos/261/artigo223583-1.asp

RESPOSTA:

O artigo em questão trata de fundamentos emocionais que possibilitam nortear atitudes interpessoais dentro da organização, onde empresários torna-se líderes modernos ao perceberem que são atitudes para valorização do trabalhador e reconhecimento, seja individual ou em equipe.

Com relação ao trabalhador é fundamental o controle das emoções, como ser agressivo no papel de atitude em busca do contato interpessoal para buscar a evolução própria e da equipe para atingir os objetivos propostos pelo líder da empresa e, em contrapartida, ter o controle dos seus medos, sabendo lidar com os desafios para ter sabedoria nas tomadas de decisões com postura prudente e responsável para si e para a equipe.

Devido às atitudes do profissional e da equipe é que dependerá de líderes modernos a devida valorização do trabalhador, com investimentos em treinamentos, benefícios e desafios voltados para o crescimento direto da empresa e do próprio funcionário por posições e sempre buscando o investimento no desenvolvimento da cadeia produtiva e desenvolvimento econômico e social dos trabalhadores, sendo assim grandes ações para o reconhecimento dos trabalhadores.

REFERÊNCIAS

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/relacao-ganha-ganha-empresas-x-funcionarios/49744/

Fonte:http://es.lugarcerto.com.br/app/401,56/2013/08/12/interna_jorgeluiz,47476/valorizar-o-trabalhador-e-investir-no-desenvolvimento.shtml

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »