TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Da Resistência

Por:   •  19/10/2020  •  Monografia  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 16

 

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[a]

[pic 4]

[b]

Macapá

2020

 [pic 5] 

 Avaliação Da resistência de PILARES em concreto armado em situação de incendio

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (Faculdade de Macapá) como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Engenharia Civil)

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Macapá , dia de mês de 2020 

Dedico este trabalho a todos que me ajudaram De forma direta ou indireta para a realização deste sonho.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me dado força pra vencer e conseguir realizar todos os meu sonhos

Agradeço ao meu falecido pai que foi e é  minha fonte de inspiração pra conseguir vencer diante das diversidades da vida, com seu jeito honesto e trabalhador me ensinou a sempre ser humilde e buscar meus sonhos sem precisar derrubar  ninguém.

Agradeço a minha musa inspiradora minha esposa mãe dos meus filhos minha companheira fiel e leal durante essa caminhada, por entender que por muitas vezes tive que passar noites estudando, para o sucesso.

Agradeço ao meu tutor que  tem o papel essencial na conclusão deste trabalho, foi perante sua competência e profissionalismo que fizeram que fosse possível a realização deste trabalho.

Agradeço aos meus filhos que tiveram que entender minha ausência durante finais de semana .


Bendito o homem que teme a DEUS.


MARTINS, Adamilton. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE PILARES EM CONCRETO ARMADO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO DE INCÊNDIO. 2020. XX Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil  – FACULDADE DE MACAPÁ,FAMA- Macapá 2020.

RESUMO.  

Conforme a legislação Brasileira, as estruturas de concreto armado tendem a ser verificadas recorrentes as situações de incêndios, de modo a assegurar a capacidade que permita a fuga dos usuários e o combate ao fogo com segurança e diminuir a invasão do fogo a outros compartimentos. Ao se tratar de estruturas de concreto armado é  necessário que haja atenção especial aos pilares. A redução capacitiva de tais elementos em situação de incêndio devido ao colapso pode resultar na instabilidade da estrutura. O cálculo usado no tempo de resistência ao fogo pode ficar danificada e acarretar acidentes. O trabalho tem como intuito demostrar a avaliação feita devido a segurança da vida como objetivo principal em situação de incêndio à uma edificação, a pesquisa abordada neste trabalho busca encontrar o que leva a perda da resistência do pilar. Portando expandido novas pesquisas de maneira que possibilitam novas edificações a serem construídas com menor probabilidade de colapso precoce, sendo assim prevenindo vidas.


MARTINS, Adamilton ASSESSMENT OF THE RESISTANCE OF PILLARS IN ARMED CONCRETE IN THE SITUATION OF FIRE FIRE :  2020. XX. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil – Faculdade de Macapá FAMA-Macapá, 2020.

ABSTRACT

According to Brazilian law, reinforced concrete structures tend to be repeatedly checked for fire situations, in order to ensure the capacity that allows users to escape and fight fire safely and to reduce fire invasion to other compartments. When dealing with reinforced concrete structures, special attention must be paid to the pillars. The capacitive reduction of such elements in a fire situation due to collapse can result in the instability of the structure. The calculation used in the time of fire resistance can be damaged and cause accidents. The work aims to demonstrate the evaluation made due to the safety of life as the main objective in a fire situation to a building, the research addressed in this work seeks to find what leads to the loss of column strength. Therefore, it has expanded new research in a way that allows new buildings to be built with less likelihood of early collapse, thus preventing lives.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Título da figura        00


Lista de tabelas

1.........................................................................................................XX

Lista de Gravura

1. CURVA REAL DE INCÊNDIO...............................................................................18

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃo        13

2        A AÇÃO DO INCÊNDIO NOS MATERIAIS ESTRUTURAIS        16

2.1 TEMPO DE RESISTÊNCIA DO PILAR DE CONCRETO ARMADO AO FOGO (TRF)        18

2.1.1 PERDA DA RESISTÊNCIA DO PILAR DE CONCRETO ARMADO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO..............................................................................................................................19

2.1.2   EFEITOS TÉRMICOS NA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO        19

Referências        21

 

 

1 INTRODUÇÃo[c]

Nas últimas décadas a engenharia civil no Brasil de forma acelerada  tem voltado atenção para a vida útil dos projetos concernente as estruturas de concreto, este fato, levando a conscientização que as estruturas em concreto armado não são externas, e consequentemente vulneráveis ao aparecimento de patologias precoces, por ações adversas, e uma delas, ações térmicas ocorrida em situação de incêndio.

       São[d] poucas as ocorrências, porém não são incomuns incêndios em estruturas de concreto, sendo o maior causador de colapso nas edificações, levando em consideração tal fator, deve atender as literaturas normativas dispostas na ABNT NBR 15200:2012 seguindo as especificações e metodologias adequadas com a finalidade de diminuir os colapsos nas edificações em situação de incêndio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (572.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com