TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Parcial da Disciplina de Geologia

Por:   •  10/11/2020  •  Exam  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

 1ª Avaliação Parcial da Disciplina de Geologia Geral-CCCT0062; Período 2020.1

Aluno: Francisco Felipe de Jesus dos Santos                                                                                 Matrícula: 2019062600

Data: 20/10/2020

1ª Questão: O plano geral de pesquisa baseado em observações e experimentos, é o Método Cientifico. Com base nesta afirmação descreva as etapas principais do Método Cientifico. 1pt

R: O método cientifico tem as seguintes etapas: Observação, Problematização, Formulação da Hipótese, Experimentação, Leis e Teorias.

2ª Questão: Como são classificadas as rochas encontradas na superfície terrestre? 1pt

R: Ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

3ª Questão: Descreva de forma sucinta os processos responsáveis pela formação dos diferentes tipos de rochas na superfície terrestre? 1pt

R: As rochas são formadas pela união natural de diferentes minerais, ou seja, elas são agregados naturais de minerais formado de diferentes substancias. Todavia as rochas estão em constante transformação não só sendo produzidas pela natureza apenas uma vez, passando assim a um ciclo das rochas, onde o intemperismo exerce uma forte influencia na sua transformação. Sabemos que, o intemperismo é a desagregação das rochas através da ação da água, dos ventos, do calor e dos seres vivos. Sendo assim existem três tipos de intemperismo o químico, o físico e o biológico. As rochas exerce um papel importante principalmente na construção civil, por conta dos minérios formados por elas.

 

4ª Questão: Com relação ao granito, é correto afirmar que: 1pt

(A)  é uma rocha intrusiva intermediária.  

(B)  é uma rocha félsica de natureza intrusiva.  (x)

(C)  é uma rocha extrusiva intermediária.

(D)  é uma rocha máfica de natureza extrusiva.

(E)  é uma rocha endógena de natureza sedimentar.

5ª Questão: Como são denominadas as rochas Metamórficas mais comuns que encontramos na superfície da Terra? 1pt

R: As rochas metamórficas são denominadas a partir de outros tipos de rochas pela sua transformação de rochas existentes, onde ao longo de sua formação são submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Alguns exemplos:

Gnaisse – é uma rocha formada a partir do granito, ela é muito utilizada na construção civil e na pavimentação.

Ardósia – é uma rocha formada a partir do xisto, utilizada muito na construção civil em pisos de bordas de piscinas, em fachadas e muros.

Mármore – originada do calcário exposto em alta temperatura e pressão, utilizada na produção de bancadas, fachadas, pisos e pias.

6ª Questão: Qual a importância do estudo das rochas Sedimentares. 1pt

R:  As rochas sedimentares tem uma grande importância para estudos, principalmente em pesquisas sobre variação ambiental ao longo do tempo, como aspecto geológico que formam estruturas terrestres. Elas também apresentam importância econômica, onde são utilizadas em construções e também como fonte de energia (carvão mineral).

7ª Questão: Qual a importância do estudo dos minerais em relação as rochas que compõe a crosta terrestre? 1pt

8ª Questão: Sabendo-se que rocha é um agregado sólido constituído por um ou mais minerais, considere as afirmações a seguir. 1pt

I – Dolomito é uma rocha formada por processos de substituição de cálcio (Ca) por magnésio (Mg) em calcários, em um fenômeno denominado dolomitização.

II – O processo por meio do qual minerais dissolvidos são precipitados nos poros entre grãos individuais nos sedimentos, interligando-os, é denominado compactação.

III – A maioria dos calcários conhecidos é composto por calcita, mineral cujos constituintes podem ser extraídos da água do mar por reações químicas inorgânicas e evaporação.

IV – Um sedimento que apresenta grãos aproximadamente do mesmo tamanho é dito monomítico.

Está (ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação (ões)

(A) I e III.

(B) I. (x)

(C) II.

(D) III.

(E) II e IV

9ª Questão: Uma substancia sólida de ocorrência natural com um arranjo atômico altamente ordenado e uma composição química homogênea e definida (mas não fixa) e frequentemente formados por processos inorgânicos. O texto acima define de forma coerente! 1pt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com