TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Influência de Mudanças Climáticas Sobre a Rizicultura na Bacia do Rio Tubarão, SC

Por:   •  8/3/2019  •  Artigo  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 21

Avaliação da influência de mudanças climáticas sobre a rizicultura na bacia do rio Tubarão, SC

Thauana Mendes Vieira(1) e Fábio Farias Pereira(1)

  1. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – CEP 88040-900, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: thauanamendes@gmail.com, fabio.farias@ufsc.br

Resumo – Este trabalho apresenta uma avaliação da disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do rio Tubarão considerando previsões de precipitação e cenários de uso e ocupação do solo. A avaliação da disponibilidade hídrica foi feita através de métodos estocásticos e determinísticos, desde a regionalização de vazões até previções climáticas geradas pelo modelo regional Eta-CPTEC. No decorrer deste estudo, foram incorporados também diversos cenários de crescimento da atividade de rizicultura baseados em prognósticos contidos no Plano (da bacia). Os resultados apontaram para a necessidade de que se adotem medidas de adaptação às mudanças climáticas pois, ainda que os volumes precipitados estejam crescendo, a possibilidade de faltar água para atender à rizicultura, nos próximos anos, é real.[a] Além disso, mostrou-se necessária a revisão do planejamento do setor de rizicultura, a fim de garantir a produtividade em situações de baixa pluviométrica.

Termos para indexação: regionalização de vazões, mudanças climáticas, modelos climáticos, uso e ocupação do solo.

Assessment of climate change influence on the rice culture in Tubarão river basin, SC

Abstract – This paper presents an assessment of water availability in Tubarão river basin considering precipitation forecasts and use land scenarios. The water availability was estimated by using stochastic and deterministic methods since the regionalization of flows to the weather forecasts generated by the regional climate model Eta-CPTEC. Throughout this study, several scenarios of the rhizicultura activity growth based on the forecasts contained in the Plan (of the basin) were also incorporated. The results showed the necessity of management actions to adapt the use of water to climate change because, even if the precipitate volumes are growing, the possibility of missing water to meet the riziculture in the coming years is real. In addition, it is necessary to review the rice sector planning to guarantee the productivity in critical situations.

Index terms: flow regionalization, climate changes, climate models, land use.

Introdução

Mudanças na cobertura do solo podem produzir impactos significativos na quantidade e qualidade de água dos cursos d’água que compõem a rede de drenagem de uma bacia hidrográfica (VANZELA, HERNANDEZ, FRANCO, 2010). Da mesma forma, mudanças climáticas também podem afetar os processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, porque tanto precipitação como evapotranspiração estão diretamente associadas a variações na temperatura do ar e escoamento superficial (ADAM; COLLISCHONN, 2013).

Uma das técnicas mais usadas em estudos hidrológicos é a regionalização de vazões, que pode ser realizada mediante o ajuste de um método de regressão que considere as características físicas e/ou climáticas da bacia que exercem maior influência em seu comportamento hidrológico (NOVAES, 2005; LUIZ, FERNANDES, JÚNIOR, 2013; MOREIRA e SILVA, 2014). Entre os elementos físicos mais empregados na regressão figuram área e densidade de drenagem, comprimento e declividade do curso d’água principal (BARBOSA et al., 2005). Já no que se refere às variáveis climáticas, a precipitação é a mais recorrente (NOVAES, 2005).

Segundo Medeiros (2003), modelos climáticos são ferramentas de projeção de futuras mudanças climáticas que representam os processos físicos e dinâmicos responsáveis pelas condições do clima que acontecem na atmosfera, oceano e superfície da terra. Podem ser de escala global ou regional, sendo as principais diferenças entre eles, a resolução, a dimensão espacial, extensão, processos representados, ou nível em que parametrizações empíricas são envolvidas (CHOU e NOBRE, 2015).

De um modo geral, segundo Chou et al. (2012), projeções de mudanças climáticas derivadas de Modelos de Circulação Regional (MCR) possibilitam melhor descrição da orografia e de outras características da superfície da terra, detalhando a estrutura dos sistemas meteorológicos. Mello et al. (2008) acrescentam que estudos climáticos regionais não devem ser realizados utilizando-se, unicamente, previsões de Modelos de Circulação Global (MCG), dada sua capacidade de resolução bastante limitada. O Brasil tem se destacado na área de estudos de mudanças climáticas através do desenvolvimento de modelos atmosféricos regionais.

Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados de um estudo hidrológico aplicado à bacia hidrográfica do rio Tubarão, visando a avaliar a influência de mudanças climáticas sobre a disponibilidade hídrica para atendimento da expansão da cultura de arroz.

Material e Métodos

Área de estudo

O objeto de estudo deste trabalho é a bacia hidrográfica do rio Tubarão (BHRT), localizada no estado de Santa Catarina, na Região Hidrográfica Sul Catarinense – RH-9. Sua área compreende 4728 km² e seu principal rio, que a atravessa no sentido oeste-leste – rio Tubarão – se estende por 120 km desde a encosta da Serra Geral até desembocar na Lagoa de Santo Antônio, extremo sudeste da bacia.

A BHRT é dividida em sub-bacias, são elas: SB do Rio Capivari, SB do Rio Braço do Norte, SB dos Formadores do Rio Tubarão e SB do Baixo Tubarão. Na Figura 1 é apresentado o mapa de localização da BHRT (Fig. 1a) e sua divisão em sub-bacias (Fig. 1b). Figura 1

De acordo com o Plano de Recursos Hídricos da BHRT, ao longo do seu processo de ocupação, surgiram inúmeros conflitos ambientais que comprometem sua sustentabilidade, a exemplo da prática intensiva da rizicultura, que é a principal cultura agrícola em termos de área plantada, quantidade produzida e valor da produção na BHRT. É estimado que 70% do consumo de água cadastrado na bacia seja para atender à rizicultura (SANTA CATARINA, 2002). Sendo assim, este trabalho focou na atividade da rizicultura, devido a sua predominância dentro da atividade agrícola na BHRT e aos conflitos que produz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (419.6 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com