TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE PARA PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  11/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 16

PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA COMO ALTERNATIVA À PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, OBJETIVANDO A REDUÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E OUTROS BENEFÍCIOS.

Jefferson Serra de Argolo

Engenharia civil pelo Centro Universitário Augusto Mota (UNISUAM), RJ, Brasil

argolo.jefferson@yahoo.com.br

José Fábio da Cunha

Engenharia civil pelo Centro Universitário Augusto Mota (UNISUAM), RJ, Brasil

jfabio.cunha@gmail.com

Suzana da Cruz Lemos

Engenharia civil pelo Centro Universitário Augusto Mota (UNISUAM), RJ, Brasil

suzzana.lemmos@gmail.com

Luiz Eduardo Aguiar

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), RJ, Brasil

luduaguiar@poscivil.uff.br

  1. INTRODUÇÃO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Num contexto globalizado, as preocupações com a proteção ao meio ambiente se revestem de grande destaque e desta forma, as obras de grande porte, especialmente as de infraestrutura não podem se furtar a colaborar com sua parcela na preservação da saúde ambiental, visto que costumam provocar grandes impactos, em todas as etapas do processo.

Neste cenário, estas obras, mormente as de pavimentação, costumam provocar grande impacto ambiental, não somente pelos serviços de terraplenagem, mas também pelos processos e materiais utilizados até a conclusão do mesmo.

Conforme (BERNUCCI et.al, 2008 p. 9):

Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundo do tráfego de veículos e do clima, e a proporcionar aos usuários melhorias nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.

Os pavimentos são classificados em dois tipos, conforme (BERNUCCI, et. al. 2008,

p. 9):


  1. Rígidos – são os pavimentos constituídos de concreto-cimento, onde o revestimento é uma placa de cimento Portland;
  2. Flexível – são os pavimentos nos quais o revestimento é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligantes asfálticos.

As pavimentações asfálticas foram, durante determinado período, o tipo de revestimento mais utilizado para a construção de rodovias, estradas e outros logradouros, não obstante serem oriundas da indústria petrolífera, que sabidamente representa a atividade mais poluidora do planeta. A gradual inserção dos pavimentos intertravados, nas últimas décadas, em calcadas, estacionamentos, praças e rodovias, em contraposição à pavimentação asfáltica, além de outras vantagens técnicas e econômicas, diminui certamente o uso de materiais e processos poluidores, visto que são fabricados com peças cimentícias, sob a forma de blocos, reduzindo bastante o impacto ambiental, em razão do uso limitado de produtos derivados do petróleo.

Se comparados os dois tipos de pavimentação, o consumo de energia também pode ser considerado como fator preponderante para tal substituição, considerando que a produção de energia é, quase sempre um eficiente elemento para a degradação ambiental, sendo ela maior na produção de pavimentos asfálticos. No aspecto econômico há de se ressaltar que a pavimentação intertravada também se sobressai positivamente, especialmente no que concerne aos custos de mão de obra de produção e de instalação.

Assim, conclui-se que o uso da pavimentação intertravada constitui-se numa excelente alternativa frente à pavimentação asfáltica, por diversos motivos, especialmente aqueles ligados à proteção ambiental, à redução dos custos econômicos e operacionais, além da otimização da mão de obra.

  1. O Problema

O problema que se busca elucidar consiste em determinar se a pavimentação intertravada, em comparação com a pavimentação asfáltica, representa ganhos ambientais significantes, além de outros benefícios que justifiquem tal substituição.


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral ou Primário

O objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar as eventuais vantagens decorrentes da substituição das pavimentações asfálticas com substâncias à base de derivados de petróleo, por pavimentações compostas por peças de concreto, intertravadas por contenção lateral, dispostas sobre camada de areia, objetivando demonstrar que tais substituições acarretarão menos danos ambientais e melhor performance operacional, especialmente no que tange à manutenção.

  1. Objetivos Específicos ou Secundários

Pretende-se ao longo desta pesquisa:

  • Discorrer sobre a pavimentação asfáltica, demonstrando os aspectos positivos e negativos desse tipo de pavimentação.
  • Discorrer sobre a pavimentação intertravada demonstrando os aspectos positivos e negativos desse tipo de pavimentação.
  • Identificar as diferenças básicas entre as pavimentações asfálticas e intertravadas.
  • Demonstrar que a implementação do uso da pavimentação intertravada em substituição à pavimentação asfáltica acarretará na redução dos impactos ambientais;
  • Demonstrar que, além dos ganhos ambientais, a pavimentação intertravada apresentará outros benefícios, especialmente aqueles relacionados à mão de obra e ao custo final do empreendimento.

  1. JUSTIFICATIVA

A opção pelo tema pesquisado, justifica-se pela necessidade de demonstrar que a utilização da pavimentação intertravada em substituição à pavimentação asfáltica, onde for viável técnica e economicamente, representará menor degradação ambiental, em razão dos processos e materiais utilizados. Este projeto constitui-se na base para a produção de


um artigo científico, com fulcro em pesquisas exploratórias, tendo como apoio referências bibliográficas, artigos científicos, revistas e sítios especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com