TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIBLIOTECAS DIGITAIS E BASES DE DADOS ELETRÔNICAS

Por:   •  16/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.728 Palavras (15 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 15

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICESUMAR

PROFA. LUDHIANA BERTONCELLO

PESQUISA NA WEB:

BIBLIOTECAS DIGITAIS E BASES DE DADOS ELETRÔNICAS

Maringá

2015


 SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        A IMPORTÂNCIA E O USO DA WEB PARA PESQUISA CIENTÍFICA        4

3        O PERFIL DO PESQUISADOR FRENTE À PESQUISA CIENTÍFICA NA INTERNET        5

4        O QUE SÃO BIBLIOTECAS DIGITAIS?        6

4.1        ALGUMAS BIBLIOTECAS DIGITAIS NO BRASIL E NO MUNDO        7

5        O QUE SÃO BASE DE DADOS?        9

5.1        BASES DE DADOS REFERENCIAIS        10

5.2        BASES DE DADOS TEXTUAIS        10

5.3        BASES DE DADOS FACTUAIS        14

5.4        E-BOOKS        14

6        QUAIS SÃO OS PONTOS IMPORTANTES E COMUNS NA PESQUISA EM BASE DE DADOS?        14

6.1        RECURSOS DISPONÍVEIS NAS BASES DE DADOS        15

7        O QUE TORNA UMA BASE DE DADOS CIENTÍFICA CONFIÁVEL?        16

REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Com a evolução das tecnologias de informática e comunicação e a aplicação destas em Unidades de Informação, as informações bibliográficas e catalográficas passaram a ser armazenadas, manipuladas e recuperadas em vários locais e por diferentes pessoas, sem a limitação de tempo e espaço.

As Bibliotecas e editoras, como Unidades de Informação, passaram a implantar softwares integrados para automação e informatização de seus serviços como aquisição, circulação, e recuperação dos documentos pertencentes ao acervo local ou a acervos de acesso remoto (BUENO, VIDOTI, 2000).

Portanto, com o objetivo de reunir informações específicas relevantes e de procedência científica, surgem as bibliotecas digitais e as bases de dados eletrônicas para acesso a materiais científicos. Logo, em poucos anos, saímos de um extremo ao outro: hoje é possível o acesso a um número quase ilimitado de informações científicas.

Muitas bases de dados estabelecem critérios rigorosos para que um periódico, livro ou qualquer material bibliográfico, faça parte de sua base de dados. As bases de dados fornecem resumos e, em alguns casos, até mesmo a versão completa do artigo em PDF (versão idêntica ao impresso no papel)

A maioria das bases de dados tem acesso de qualquer computador, e possibilita a leitura do resumo do artigo ou, no caso de livros, o sumário e as primeiras páginas. No entanto, para se obter a versão completa do material em  todas as bases de dados, será necessário que o computador esteja em alguma instituição conveniada com o Portal Periódico CAPES, ou que você seja  integrante da comunidade acadêmica conveniada para obter uma senha para o acesso remoto. 

De acordo com as informações de uso do portal, tem-se os seguintes dados:

Fonte: 2014

Como nem todas as Instituições de Ensino Superior tem o acesso integral ao portal e, portanto gratuidade para pesquisar, outra alternativa é pagar pelo material de pesquisa. Esse pagamento é rápido, via cartão de crédito e em alguns casos, logo após o pagamento, o texto completo já fica disponível para download. Os custos, por um artigo científico, podem ficar em até U$ 35,00 dólares.

Assim, de forma positiva, a recuperação do material científico publicado no mundo todo se torna um trabalho menos moroso e mais fácil.  Por outro lado, há a questão dos custos, além de uma relativa dificuldade na identificação de informações específicas, relevantes e de boa qualidade. Segundo Bjork e Turk (2000), a maior parte dos pesquisadores passa cerca de um terço de seu tempo, anualmente, dedicado à pesquisa de fontes de informação, recuperação, leitura, revisão, redação e publicação de artigos científicos e trabalhos de conferências.

Portanto, por meio desse workshop, pretende-se capacitar os integrantes do grupo de pesquisa “Formação de Educadores com suporte em meio digital” para o uso de Bases de Dados eletrônicas, bibliotecas digitais e revistas científicas da área de tecnologias e educação, com o intuito de oferecer autonomia de pesquisa ao pesquisador.

  1. A IMPORTÂNCIA E O USO DA WEB PARA PESQUISA CIENTÍFICA

Sabe-se que a Internet rompeu com uma mudança nos paradigmas tradicionais de produção e distribuição da informação científica, transformando o modo como os docentes-pesquisadores realizam pesquisa nas universidades.

Um estudo de caso realizado na Universidade de São Paulo (USP), conduzido por Dudziak, Villela e Barbin (2005), buscou verificar porquê pesquisadores vem utilizando com mais freqüência os recursos online para pesquisa científica. Em ordem de prioridade, eles indicaram os seguintes aspectos: o acesso rápido, a gratuidade e a organização da pesquisa. Na sequencia, observaram benefícios como: o acesso da própria residência, os aspectos visuais e de design da internet e abertura para muitos outros links.

Há, todavia, alguns pontos que ainda podem tornar difícil ou custoso o ato de se fazer pesquisa na internet:

  • A obsolescência dos equipamentos e programas informáticos;
  • A impossibilidade de digitalizar todos os materiais com a tecnologia atual;
  • Falhas em Serviços de Rede ou lentidão na transmissão de dados;
  • Falhas na Mídia;
  • Falhas de Hardware ou Software;
  • Erros de Comunicação;
  • Tecnologias muito dispendiosas;
  • Falta de habilidade e competência do pesquisador para o uso de equipamentos tecnológicos;
  • Interfaces pouco amigáveis.

Mas com a penetração da WEB 2.0, a pesquisa científica realizada na internet, principalmente por meio das bibliotecas digitais, tem trazido novas utilizações, como: serviços centrados no usuário, adaptável às suas necessidades e uma biblioteca personalizável, que permite ao usuário desenvolver o papel de colaborador, podendo comentar, avaliar, enriquecer, indexar recursos.

A internet, com a WEB 2.0, tem, então, facilitado o diálogo entre usuário e informação, uma vez que não as barreiras ou medicação de terceiros no processo é quase nula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (376.9 Kb)   docx (550.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com