TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base de Torre Eólica

Por:   •  11/8/2016  •  Monografia  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÕES PARA TORRES DE ENERGIA EÓLICA da conceituação às divergências[1]

Arthur Nunes de Freitas[2]

Álvaro César da Silva Lopes[3]

Giovanni Maciel de Araújo Silva[4]

RESUMO:

Este artigo discute em que dimensão a energia eólica pode alavancar o Brasil e a região Nordeste do país, mais especificamente no estado Do Rio Grande do Norte. A participação da energia eólica no sistema elétrico nacional vem apresentando um forte crescimento nos últimos anos, e assim é de suma importância que o Brasil possua uma boa tecnologia de projeto para essa demanda. As fundações dos aerogeradores são um tipo especial de estrutura devido aos seus casos de carregamento, geometrias e limites de projeto.  O objetivo do trabalho é identificar os tipos de fundações mais utilizados hoje na elevação das torres eólicas a nível nacional e regional, assim como mostrar a funcionalidade destes aerogeradores explanando a importância deste tipo de energia renovável para o Brasil e o mundo, além de também fazer um dimensionamento de uma fundação para uma torre eólica, demonstrando os métodos construtivos, abordando as dificuldades e o que se pode melhorar neste processo construtivo. Para a evolução deste trabalho, foram utilizados como método de pesquisa e Abordagens a revisão bibliográfica, analisando-se criticamente as referências encontradas, assim como a análise documental referente a construções de fundações em empresas do ramo civil norte rio-grandense.

PALAVRAS-CHAVE: Aerogerador. Energia eólica. Fundação. Método construtivo.

ABSTRACT:

This article discusses what dimension wind power can leverage Brazil and the Northeast region of the country, specifically in the state of Rio Grande do Norte. The share of wind energy in the national grid has shown strong growth in recent years, and so it is of paramount importance that Brazil has a good design technology to this demand. The foundations of the wind turbines are a special type of structure because of its case load, geometries and design limits. The objective is to identify the most used types of foundations today in higher wind towers, as well as show the functionality of these wind turbines explaining the importance of this type of renewable energy to Brazil and the world, and also make a design of a foundation for a wind tower, showing the construction methods, addressing the difficulties and what can be improved in this construction process. For the evolution of this work were used as research methods and approaches to literature review, critically analyzing it is the references found, as well as analysis of documents related to construction of foundations in companies of northern civil branch Rio Grande.

KEYWORDS: Wind Turbine. wind energy. Foundation. construction method.

1 INTRODUÇÃO

Uma das maiores questões da sociedade moderna é a geração de energia Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos socioambientais do consumo de energia.  Esta energia pode ser de fonte renovável ou não. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação a qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia.

As de fonte renovável são aquelas que vêm de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, enquanto que as de fonte não-renovável são as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza. Atualmente em nosso globo, a energia mais utilizada é a derivada de combustíveis fósseis e não-renovável (petróleo). Entretanto, o esgotamento de fontes não renováveis tem preocupado os pesquisadores. Assim, novas fontes de energia renovável seriam alternativas a outras fontes.

A energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, principalmente como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade e moinhos de vento para produzir energia mecânica. Esta, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia. 

Com recente ingresso no setor, o Brasil já tem conquistado destaque no ranking de energia eólica produzida ao redor do mundo. Atualmente, ocupamos a décima posição no ranking dos maiores produtores de energia eólica e a previsão é de ultrapassarmos a Itália e chegarmos à nona colocação ainda este ano. A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) prevê que, até 2020, o Brasil figure entre os cinco maiores produtores, que hoje são China, EUA, Alemanha, Índia e Espanha. Além do Brasil e da Itália, o ranking de energia eólica também é composto por Rússia, Canadá e França. Os investimentos em energia eólica no Brasil nos últimos dois anos chegam à casa dos R$ 30 milhões e 81 mil postos de trabalho foram criados na área desde então. São 8,72 GW de capacidade instalada e distribuída em 349 usinas, a maioria na região Nordeste. (CERNE, 2015, s/p)

No presente trabalho buscou-se fazer um panorama da energia eólica no Brasil e no Rio Grande do Norte, demostrando os principais tipos de fundações de torres de eólica utilizadas no Rio Grande do Norte.

2 A ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é aproveitada pela movimentação do ar, na forma de vento, abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todo o mundo. E conforme Martins et al (2008 apud, GASCH E J. TWELE, 2002), a evolução da tecnologia da energia eólica é analisada em detalhes a partir de 1700 a.C. até os atuais mega aerogeradores que geram energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com