TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baseia a questão das empresas de serviços

Projeto de pesquisa: Baseia a questão das empresas de serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, a tecnologia é um porto seguro para empresas de qualquer dimensão social. Cada vez mais, a aderência a equipamentos informáticos é um facto na nossa sociedade, o que torna mais fácil o atendimento ao cliente, a gestão das atividades das empresas, o controle das tarefas e a confidencialidade dos assuntos internos da mesma.

Por maior segurança, seguiremos os padrões da ABNT, e também utilizaremos equipamentos e produtos de empresas como Microsoft, Linux, CISCO, DELL, Symantec entre outras das principais empresas de renome no mercado.

Abordaremos também neste projeto, algumas técnicas de gerenciamento, que serão usadas para melhorar a performance de todos os pontos acima descritos, e de outros, utilizando os equipamentos necessários a nível estrutural, tais como, switches, roteadores, servidores, hub´s, firewalls, entre outros que serão abordados durante o decorrer do projeto. Falaremos também do modo de implementação dos sistemas, criando uma relação integra entre hardware, software, gestão, segurança e por fim qualidade de serviço.

Um conjunto de switches e roteadores são interligados para formar uma rede de área ampla. Os switches podem ser conectados em diferentes topologias, como malha completa e meia malha . A rede de área ampla pode ser propriedade privada ou alugados de um provedor, mas o termo normalmente conota a inclusão de redes públicas. Contudo, encontraremos também, no decorrer do mesmo, casos que foram necessário utilizar VPN. VPN é uma tecnologia amplamente utilizado em uma rede pública comutada (PSTN ) para fornecer WAN privado e seguro para uma organização. A VPN usa criptografia e outras técnicas para fazer com que pareça que a organização tem uma rede dedicada , ao fazer uso da infraestrutura compartilhada da WAN.

O projeto será aplicado baseado na demanda de utilização dos serviços da empresa.

No decorrer do projeto iremos entender porquê que os métodos utilizados foram os mais adequados para a empresa Collection, uma vez que é uma empresa de médio porte e que contém uma demanda e crescimento de trabalho considerável.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Serviços e Ferramentas Abordadas no Projeto

SAN

Uma rede de área de armazenamento (SAN) é uma rede dedicada que oferece acesso a consolidada, bloco nível de armazenamento de dados. SANs são usadas principalmente para tornar os dispositivos de armazenamento, como disk arrays, bibliotecas de fitas e jukeboxes óticos, acessíveis aos servidores para que os dispositivos aparecem como dispositivos localmente conectados ao sistema operacional. A SAN em uso será provida pela Star Winds.

FIREWALL

São dispositivos constituídos por componentes de hardware e software, que controlam o fluxo de pacotes entre uma rede local e uma rede pública

Fonte: Ferreira, E. Rubem, Linux – Guia do Administrador do Sistema, 2ªedição, Novatec Editora Ltda, 2008, pág424

KERBEROS

É um protocolo de autenticação de rede criado pelo MIT, que utiliza criptografia segura de chave secreta, tornando desnecessário o tráfego de redes.

Fonte: Ferreira, E. Rubem, Linux – Guia do Administrador do Sistema, 2ªedição, Novatec Editora Ltda, 2008, pág575

SAMBA

O SAMBA é um programa principal que tem como função principal o compartilhamento de arquivos e impressoras.

Fonte: Ferreira, E. Rubem, Linux –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com