TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiesel

Por:   •  5/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 revisão de literatura 7

2.1 Conceitos teóricos 8

2.1.1 METANOL 8

2.1.2 POLARIDADE 8

2.1.3 BIODIESEL 9

2.1.4 TRANSESTERIFICAÇÃO 9

2.1.5 CINÉTICA 9

2.1.6 ORDEM DE REAÇÃO 10

3 reação 10

4 RESULTADOS 11

4.1 ANOTAÇÕES DAS OBSERVAÇÕES 15

4.2 RESULTADOS DAS VISCOSIDADES RELATIVAS 16

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta informações sobre a aula prática de química tecnológica do curso de engenharia mecânica, para melhor compreensão e conhecimento das reações químicas ocorridas no processo de obtenção de biodiesel.

Inicialmente temos a manipulação dos elementos necessários para o experimento, como pesagem, medições de volume e velocidade de escoamento, para posterior retirada das amostras e análise dos resultados. Desse modo, abrangendo tanto a instrumentação como as análises químicas, tornamos possível demonstrar a teoria abordada na aula. Com a base obtida em instrumentações laboratoriais no primeiro bimestre, tornamos possível o trabalho na síntese de biodiesel. Além disso, com o auxílio da teoria, observamos durante a reação conceitos como a cinética, a ordem da reação e as características das substâncias.

É notório, portanto, que com as informações citadas, os dados e conhecimentos obtidos, estejam ilustrados de maneira ordenada e formal no presente relatório. Demonstrando conceitos, gráficos, teoria e explanações sobre a aula prática.

2 revisão de literatura

Com o objetivo de sintetizar o biodiesel de forma ordenada e qualificada, primeiramente distribuímos as funções de cada integrante. Que estão citadas no quadro abaixo:

Câmera Fotografar desde o início do procedimento, principalmente as separações de fases e as mudanças de coloração, tanto da equipe presente como das outras.

Vidrarias Organizar o local de síntese, como as peras, balança analítica, tubos de ensaio, erlenmeyer de 150 ml, barra magnética, KOH, papel de alumínio, metanol, óleo de soja, proveta, pipetas graduadas.

Espião Comparar resultados, verificar se o procedimento da equipe está se adequando ao descrito no formulário.

Medidores Serão responsáveis pelas medições na balança analítica, ou seja, medidas exatas de KOH e óleo de soja.

Anotadores Responsáveis pelas anotações previstas.

Instrumentadores Responsáveis pelo manuseio das etapas, desde o principio da reação ao final da mesma.

Cronometrista Marcar o tempo das etapas de cada reação e como indicado no formulário.

QUADRO 1- DIVISÃO DE TAREFAS

FONTE: O autor (2014)

A partir da organização estabelecida, iniciamos o processo de leitura do formulário. Desse modo, na prática laboratorial o grupo manteve-se a par dos procedimentos, evitando transtornos e atraso.

Entretanto, antes de iniciarmos a reação, buscamos o conceito teórico das substâncias utilizadas.

2.1 CONCEITOS TEÓRICOS

Iniciaremos com conceitos de química orgânica, e posteriormente, química física e geral. Abordando assuntos fundamentais para entendimento da síntese do biodiesel.

METANOL

O metanol, álcool metílico, que foi utilizado no principio da reação, é um composto orgânico com um grupo de hidroxila (OH) ligado diretamente a átomos de carbono saturados CH_3- OH. Este grupo funcional, sendo o responsável pela propriedade química do composto. Muito utilizado para aumentar a octanagem da gasolina e também como solvente e na produção do metanal ou aldeído fórmico, consoante Feltre (1928, pag. 74).

POLARIDADE

Após algumas etapas, verificamos que o biodiesel está na parte superior por ser apolar e o glicerol na inferior por ser polar, dessa maneira distinguiremos o conceito de polaridade.

Uma molécula com ligações covalentes polares pode ser polar ou apolar. Tudo isso dependerá da geometria da molécula e da consequente soma (resultante) de todos os vetores momento dipolar existente na molécula. (FELTRE, RICARDO, 1928, p. 146).

Para discutir polaridade é necessário o conhecimento de geometria molecular, que consiste em saber se o composto é linear, angular, piramidal, trigonal e tetraédrica, e entre outro, variando com o número de átomos. A ligação necessita ser covalente, pois não se podem perder elétrons, mas sim compartilhar, desse modo podendo estabelecer se os elementos são mais ou menos eletronegativos. Como exemplo a molécula H_2, verifica-se que o par eletrônico fica equidistante dos átomos de hidrogênio, assim, não havendo discordâncias de atração, ou seja, ambos com a mesma força de atração, estabelecendo, assim, uma anulação da soma de seus vetores. Com isso a molécula torna-se apolar e miscível com semelhantes moléculas.

Agora, se a soma dos vetores não se anula, ou seja, existe uma atração maior de um pólo para outro, a molécula é polar. Portanto, diz-se que o átomo com maior atração é mais eletronegativo, como exemplo o H-Cl, sendo o cloro mais eletronegativo que o hidrogênio.

BIODIESEL

A aplicação do biodiesel como combustível iniciou-se em 1898 pelo inventor Rudolf Diesel. O biodiesel é obtido por meio da transesterificação dos triglicerídeos de óleos e gorduras de vegetais ou animais, além disso, com um a utilização de um mono- álcool de cadeia curta, tipicamente o metanol ou etanol. No presente relatório o metanol foi utilizado. Além disso, com o uso de um catalisador, tanto básico como acido, porem aquele mais eficaz, pelo uso em temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com