TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás - Sistemas Elétricos de Potência

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Sendo mencionado pela primeira vez em estudos que datam do século XVII, documentos através dos quais era citado como uma misteriosa substância inflamável presente em regiões pantanosas e de forte odor. O Biogás só viria a ser  reconhecido como uma fonte de energia ao final do século XVIII e início do XIX a partir de uma apresentação feita por Louis Pasteur, na qual esse realizou uma demonstração de geração de biogás a partir de uma mistura de estrume e água. 

Em termos gerais o Biogás constitui um conglomerado de gases originados da  degradação de matéria orgânica por bactérias através de um processo conhecido como  fermentação que se da na ausência de oxigênio e sob condições ambientais específicas de umidade, temperatura e acidez .Constituem-se como matéria prima para a produção de tal gás o esterco, bagaços de vegetais, lixo, restos de animais e etc. No tocante a sua composição, o mesmo possui alta concentração de metano e de dióxido de carbono o que faz com que acabe por se tornar um dos principais poluentes do meio ambiente quando liberado na atmosfera, contribuindo significativamente para o aumento do efeito estufa.

A poluição ambiental, a crescente demanda de energia e elevação do preço dos combustíveis fósseis, tem se mostrado cada vez mais grandes desafios para as sociedades contemporâneas impulsionando assim várias pesquisas que visam o descobrimento e posterior utilização de novas fontes de energia renováveis, neste contexto o biogás apresenta-se como uma fonte alternativa, que apesar de seu potencial danoso se liberado na atmosfera em sua forma original, também apresenta expressivo potencial energético podendo ser utilizado em usinas geradoras e tendo como subproduto gases menos danosos ao meio ambiente.

Alguns exemplos de países que utilizam do biogás sao Índia e China que atualmente contam com uma expressiva quantidade de biodigestores instalados em sua grande maioria em cidades de pequeno porte e áreas rurais. Em nosso país, dispositivos de produção do biogás, sao instalados em sua grande maioria em regiões rurais. Diante das questões ambientais e energéticas supracitadas, este trabalho tem por finalidade a verificação das vantagens e desvantagens da aplicação do Biogás na produção de energia elétrica nacional, valendo para tal da análise dos processos de produção e de aplicação na geração de energia do mesmo, considerando nessas análises os aspectos sociais, ambientais e econômicos envolvidos.

FERMENTAÇÃO

Em suma trata-se de uma processo anaeróbio de síntese de ATP sem a participação da cadeia respiratória, etapa notória do processo de Respiração celular, na fermentação o aceptor final de hidrogênios é um composto de natureza orgânico e por este motivo constitui um metabolismo diametralmente oposto a Respiração Celular citada anteriormente.

Nesse contexto a fermentação, constitui-se como um mecanismo de grande relevância na obtenção de energia em ambientes não oxigenados, uma vez que nestes casos o processo de fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP não e possível. Em relação as bactérias, vale destacar que algumas dessas podem realizar tanto fermentação quanto respiração celular,  e sao conhecidas como organismos anaeróbios facultativos, uma vez que realizam a fermentação na ausência de oxigênio e a respiração aeróbia na presença deste gás, daí a importância de vedar os biodigestores e evitar seu contato com oxigênio afim de maximizar seu processo de degradação orgânica, que se  dá em geral atraves destas bactérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com