TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Borracha Vulvanizada

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC

GIOVANI MALDONADO

VINICIUS DO NASCIMENTO PEREIRA

O USO DA BORRACHA VULCANIZADA NO CONCRETO

JOINVILLE

2011/01

GIOVANI MALDONADO

VINICIUS DO NASCIMENTO PEREIRA

O USO DA BORRACHA VULCANIZADA NO CONCRETO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da SOCIESC, como requisito parcial à disciplina de Metodologia Científica.

        

JOINVILLE

2011

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Cronograma.        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

1.2        OBJETIVO        

1.3        JUSTIFICATIVA        

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3        METODOLOGIA        

3.1        HIPÓTESE        

3.2        OPERACIONALIZAÇÃO        

3.3        CRONOGRAMA        


  1. INTRODUÇÃO

        O mercado da construção civil é responsável por aproximadamente 30% do consumo dos recursos naturais extraídos, que são utilizados na produção do concreto e argamassa. A construção está em constante crescimento, devido ao reflexo do bom momento da economia brasileira junto ao crescimento populacional. Portanto, as empresas buscam materiais com maior eficiência e menor custo.

        Ao mesmo tempo em que ocorre crescimento urbano, ocorre à necessidade de reciclar os resíduos gerados pelas indústrias (que aumenta a cada dia). Um exemplo são os pneus. Atualmente o número de pneus usado no país passa de 100 milhões. Segundo o ministro do Meio Ambiente, são descartados de 21 a 35 milhões de pneus como lixo no Brasil.

        Diversos são os estudos realizados para usar materiais reciclados. Na construção civil, esse estudo vem auxiliando cada vez mais no reaproveitamento, apresentando assim soluções que minimizam a degradação ambiental e o custo final dos produtos empregados.

        O pneu é composto de borracha vulcanizada. Esse material não pode ser descartado na natureza como lixo depois da sua vida útil, pois são milhões de anos para se decompor. A alternativa de queima do produto causa uma alta emissão de gases tóxicos para a Terra.

  1. PROBLEMA

Como utilizar a borracha vulcanizada na composição do concreto?

  1. OBJETIVO

        A construção civil pode empregar esses produtos no concreto utilizado como composto total ou parcial da argamassa. Para isso, a borracha vulcanizada deve ser reprocessada até se transformar em pequenos grãos, que substituirá ou incrementará uma parte do agregado miúdo. Outra forma é transformá-la em fibras de borracha vulcanizada.

        Para a incorporação no concreto, precisa-se encontrar qual o melhor tamanho, forma e quantidade para a obtenção de uma mistura de qualidade e homogêneo para substituir a alvenaria (na parte de assentamento).

A borracha vulcanizada é um material com alta resistência, porém, indicado na composição de concreto para fins não estruturais, ou seja, lugares que não exigem tantos esforços para sustentar a construção, pois a adição da borracha no concreto causa perda na resistência à compressão e à tração por flexão. No entanto, algumas características são melhoradas no concreto, tais como a flexibilidade, elasticidade e capacidade de absorver a energia de impacto.

Com a obtenção dos corpos-de-prova, o concreto será submetido ao teste de compressão para analisar a melhor resistência. Todos os resultados serão anotados para posteriormente construir gráficos que apresentarão as melhores dosagens (traços) do concreto.

  1. JUSTIFICATIVA

O setor da construção civil é um segmento que pode absorver resíduos industriais, a fim de contribuir para a redução da exploração de agregados naturais não-renováveis, para a diminuição do depósito de materiais inservíveis descartados de forma ambientalmente incorreta. O uso da borracha em argamassa e concreto é uma alternativa limpa de reciclagem, além de uma grande economia na construção.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O concreto é um composto de vários elementos básicos da natureza, que quando misturados formam uma massa pastosa enrijecendo com o decorrer do tempo. Porém, o processo de fabricação do concreto e de endurecimento pode ser executado de diversas maneiras.

Com o desenvolvimento de novos recursos, alguns desses elementos básicos providos da natureza, vêm sendo substituídos por materiais de resíduos industriais que não possuem outra reutilização.

Entre elas, está a substituição da areia (agregado miúdo), por borracha vulcânica. Esse ocuparia a mesma função da areia dentro do concreto, ou seja, aumentar a resistência; diminuir a retração (diminuição do volume) e reduzir o consumo dos outros materiais que possuem valores mais elevados do que o agregado miúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com