TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIREDENTOR GRADUAÇÃO

Por:   •  22/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIREDENTOR GRADUAÇÃO

Aluno(a):

Matrícula:

Professor(a):  PIETRO VALDO ROSTAGNO

Disciplina: OBRAS HIDRÁULICAS - Noite

Atividade: APS 01

Valor: 2,0 pontos

Postagem:  10/05/2020

QUESTÃO Nº 01 Explique o que deve ser feito no ponto R quando o NA estiver conforme a figura abaixo.

[pic 2]

QUESTÃO Nº 02 – Na construção de uma barragem em concreto na cabeceira de um rio, em região rochosa e com bolsões de argila e areia molhada, a fundação foi preparada sobre rocha firme. Existe uma estrada de terra que permite o acesso ao local onde será feita a barragem, bem como o escoamento de material para a construção.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Considere que seja necessário retirar um mesmo volume de argila e de terra comum, ambos no estado natural, do local da escavação. Nessa situação, considerando-se o empolamento dos materiais, o volume de terra seca a ser transportada é superior ao volume de argila seca a ser transportada? Justifique a sua resposta.

CERTO

QUESTÃO Nº 03 – Drenos de alívio são muito importantes em algumas barragens. Sobre este tema, assinale verdadeiro ou falso para os itens abaixo, justificando a sua resposta. Caso o item seja falso e não for justificado, o mesmo será considerado incorreto. (Valor: 1,5 pontos).

  1. - Com a inserção de drenos de alívio, tem-se o aumento da poropressão na região deinstalação.
  2. - Em barragens de terra não se aplicam drenos de alívio.
  3. - Os drenos de alívio ajudam a reduzir a subpressão na fundação dos barramentos. (v)
  4. IV – Os drenos de alívio não podem alcançar a fundação

QUESTÃO Nº 04 – Conforme comentado em sala de aula, explique, porque no município de Marataízes-ES foram realizadas obras de enrocamento/espigões

(piers)?

QUESTÃO Nº 05 – Adaptada CEMIG/2018 - Considerando uma barragem homogênea, com filtro vertical, tapete drenante, assente sobre rocha sã, assinale se os itens abaixo são verdadeiros ou falsos, justificando os falsos. Caso o item seja falso e não for justificado, o mesmo será considerado incorreto.

  1. - A anisotropia não tem influência sobre a rede de fluxo.
  2. – É comum ocorrer pipping pela fundação nesse tipo de barramento.
  3. – Não é necessário filtro para esse tipo de barramento, apenas o tapete drenante.

IV – O gradiente máximo encontra-se no aterro compactado, próximo do encontro do filtro vertical com a fundação.  (V)

QUESTÃO Nº 06 – Observe a figura seguinte, representativa, em forma simplificada, uma pequena barragem de gravidade.

[pic 3]

Se a altura “h”, que indica a altura máxima do nível de água, é igual 3,20m, o valor de FH, componente horizontal (pressão hidrostática) no paramento vertical é, aproximadamente, de? Calcule também a carga hidrostática distribuída no paredão da barragem.

5,12 T/m

QUESTÃO Nº 07 – Sobre as barragens de concreto, assinale se os itens abaixo são verdadeiros ou falsos. Caso o item que seja falso não for justificado o item será considerado incorreto.

  1. A estabilidade das barragens de gravidade é garantida pelo peso próprio da estruturasendo verificados três aspectos no dimensionamento: escorregamento ao longo de um plano horizontal, rotação em torno do pé e ruptura do material. (V)
  2. As barragens em arco apresentam curvatura em planta, de modo a transferir parteda pressão d’água aos pegões do arco, porém, acarretando o aumento no volume de concreto.
  3. Vertedor é um dispositivo destinado à alimentação do reservatório da barragem edeve ser utilizado para compensação do nível d’água em épocas de estiagem.
  4. Entre os principais esforços atuantes em uma barragem estão o peso da barragem, a pressão hidrostática, a subpressão, as forças devido às ondas e o empuxo devido ao assoreamento. (V)

QUESTÃO Nº 08 –  Considere a figura abaixo: 

[pic 4]

De acordo com os itens I a IV na barragem acima, escreva o que é cada um deles, e sua função na estrutura da barragem proposta.

QUESTÃO Nº 09 – As ensecadeiras são dispositivos utilizados para a contenção temporária da ação das águas em superfícies escavadas, normalmente onde se pretende executar obras sem a interferência da água. São usadas, por exemplo, para viabilizar a construção de barragens. Podem ser executadas com cortinas de pranchas metálicas, estacas de madeira ou concreto armado ou, ainda, com blocos de rocha (por meio de uma técnica chamada enrocamento) ou ainda com sacos de areia sobrepostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com