TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIV0414 – PLANEJAMENTO URBANO E TERRITORIAL

Por:   •  16/4/2016  •  Artigo  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA – CT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CIV0414 – PLANEJAMENTO URBANO E TERRITORIAL

DOCENTE: CAMILA FURUKAVA

MARIA EDUARDA LINS ALEXANDRE

CIDADE IDEAL

NATAL/RN

2016

ESTRUTURA E MORFOLOGIA DA CIDADE

      A cidade terá um traçado retangular, com a presença de quadras e alamedas (com uma largura média de 500m). Cada quadra possuirá 40 lotes de casa, de mesma dimensão, enquanto cada alameda possuirá 20 (10 de cada lado). As quadras não serão muito grandes a fim de encurtar as distâncias, permitindo cortar caminho por entre as construções e permitindo o tráfego de pessoas com mobilidade reduzida para lugares que estejam a uma distância alcançável. A junção de 4 quadras corresponderá a uma “área” da cidade. Ao meio das quatro quadras, irá haver um espaço de lazer com parques e locais para exercícios físicos e os comércios básicos e necessários, como padaria, farmácia, mercado, sorveteria, academia, lanchonetes, igreja, itens variados etc. Esse espaço será completamente arborizado, melhorando o clima e o ar das “áreas”, além da presença de jardins em frente a todas as casas. As residências unifamiliares irão se concentrar nas casas mais centrais, enquanto a verticalização irá aumentar à medida que se aproximar da fronteira da cidade. Os edifícios serão importantes para vivência comunitária e corresponderão aos lotes mais baratos da cidade. Além da área residencial, a cidade terá avenidas largas e arborizadas que cruzarão toda a cidade, paralelas às linhas de transportes, criando uma idéia linear. Uma das avenidas terá espaços com finalidade social como bares, pubs, boates, teatro, grandes restaurantes entre outros. Outra delas será destinada a grandes serviços comerciais, serviços de telefonia, energia, luz e água. Além de uma grande avenida destinada a serviços hospitalares. Nas demais avenidas, os serviços e equipamentos estarão distribuídos de forma não homogênea.

TOPOGRAFIA:

     Topografia sem grandes desníveis, com suaves inclinações que serão compensadas com técnicas de construção e arborização, e uma geografia marcada pela presença de várias lagoas. Essas lagoas serão usadas como pontos de lazer, sendo criadas praias artificiais e para abastecimento de água.

SISTEMA DE ÁGUAS

     A captação de água será dada nas lagoas próprias da geografia da cidade. Depois de captada, a água será tratada, reservada e distribuída; cada “área” de quadras possuíra uma caixa d’água e reservatórios. Será incentivada a perfuração de poços nos locais favoráveis e para evitar uma crise hídrica, será realizado um rodízio mensalmente de um dia com água para algumas regiões e sem água para outras. 

SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

     A cidade contará com escolas públicas integrais de ensino satisfatório, creches públicas integrais, um posto de saúde em cada “área”, o qual contará com serviço diário de dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, clínico geral, além de duas especialidades médicas diárias, para as quais será necessário ter hora marcada. Central do cidadão; segurança noturna nas ruas; iluminação bastante reforçada a fim de garantir a segurança, pois como as quadras possuirão muitas árvores, estas constituem um obstáculo para a passagem da luz. As grandes áreas verdes acarretarão também num centro comunitário que terá o projeto de coletar os resíduos sólidos orgânicos para compostagem, os quais serão usados como adubo. Não podendo esquecer dos espaços de interação já citados presentes no centro de cada “área”.

COMO AS PESSOAS SE LOCOMOVEM

      Visto que os serviços mais urgentes estão presentes em cada “área” de habitação, será incentivado o deslocamento a pé e de bicicleta. Para o transporte público nas avenidas se fará uso do BRT (Bus Rapid Transit ou em português: veículo leve sobre pneus - VLP). O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade rápida, confortável, segura, eficiente e ecologicamente sustentável. O sistema BRT contará com estações amplas com assentos reservados à pessoas com mobilidade reduzida. Se tratando ainda desses pontos de embarque e desembarque, estes serão totalmente verdes, nos quais a sombra será fornecida de forma natural por meio de árvores e plantas trepadeiras que se alojarão em uma estrutura de madeira, havendo também bebedouros espalhados nas estações. É válido salientar que o número de estações será maior nas quadras verticalizadas, pois possuirão uma maior concentração de pessoas com menor poder aquisitivo.                Visando ainda o incentivo ao transporte público e levando em consideração a carência de alguns serviços nas “áreas” residenciais, a cidade contará com um sistema de microônibus climatizados e equipados com GPS e câmera os quais transmitem informações, tais como: itinerários, horário e localização no momento da consulta, que são repassadas ao usuário por meio de computadores localizados nas paradas. Esses microônibus cortarão toda cidade, com destino às avenidas de serviço e sairão num intervalo de 1 hora.         Cada “área” residencial possuirá um estacionamento de microônibus, os quais serão destinados aos passageiros que nela residem, ou seja, em cada “área” só irá ter embarque de passageiros nos microônibus próprios dela. Somado a isso, por toda cidade veremos a presença de ciclovia e pontos de bicicletas que poderão ser alugadas diariamente por um baixo valor. Esses pontos estarão espalhados por toda cidade e será possível alugar a bicicleta em um e devolvê-la em outro. Para finalizar, rampas serão utilizadas paralelamente com as escadas nos lugares em que se fizer necessário a fim de garantir a acessibilidade à todas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com