TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMA ORGANIZACIONAL

Dissertações: CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem o objetivo Avaliar o grau de satisfação do colaborador como um todo e apresentar um estudo sobre clima organizacional e seus fatores dentro da empresa Copastur Viagens e turismo.

A pesquisa foi realizada de forma abrangente e envolveu os principais níveis organizacionais:

Líderes Diretoria), gestores, demais colaboradores.

A análise dos resultados forneceu informações valiosas para a tomada de decisões, tais como:

Efetividade das ações da liderança, Clareza da comunicação interna, Entendimento das metas e prioridades e a Necessidades de recursos

A metodologia Aplicada é o modelo mais utilizado atualmente nas pesquisas organizacionais consistindo de uma afirmativa para a qual o participante deve indicar o seu nível de concordância. Para isso utilizamos o sistema Survey Monkey utilizando seis perguntas que são elas:

1º - indique seu grau de satisfação com relação a:

A) cargo, B) Volume de trabalho, C) Segurança no emprego, D) Oportunidades, E) Autonomia

2º - Como é seu relacionamento Interpessoal?

3º - Como você classifica seu relacionamento com a Liderança?

4º - avalia os seguintes aspectos na área de comunicação:

A) Objetivos da empresa, b) Metas estabelecidas, c) Comunicação dos resultados

5º - Quanto tempo você trabalha na empresa:

6º - Qual sua idade

Após a análise dos resultados, pode-se dizer que os servidores têm um alto grau de satisfação com relação ao cargo que ocupam, ao volume de trabalho e a autonomia que possuem de desenvolver as funções a eles confiadas e sentem segurança no local de trabalho.

Com relação a oportunidades de crescimento a pesquisa revelou que parte dos colaboradores estão descontentes. Diante disso será reavaliado a metodologia utilizada nos processos de recrutamento interno.

No item relacionamento com os demais colaboradores ficou constatado que não há necessidade de ação pois foi considerada ótima.

Nota-se no item Relacionamento com a liderança um índice bem diferenciado, onde os que consideram Boa e Regular estão tecnicamente empatados.

Nos Itens voltados para a comunicação, ficou claro que poucas pessoas consideram ótimas as comunicações dentro da empresa, tendo que ser criada uma ação corretiva para esse item que é de extrema importância para um bom relacionamento dentro da empresa.

A média de idade dos colaboradores demonstra que atualmente a empresa investe mais em profissionais mais jovens.

Após a identificação de que os funcionários estão descontentes com as oportunidades de crescimento na empresa, resolvemos melhor a política de recrutamento interno:

Divulgar as vagas no mural de avisos; Comunicação interna dirigida a todos os integrantes da empresa, Criar um banco de recursos humanos interno, Divulgar as vagas através da Intranet; Fazer uma pesquisa interna com todos os integrantes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com