TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS: FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS

Por:   •  16/9/2020  •  Artigo  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS: FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS

FILES SHARING: FUNCTIONING AND SERVICES

Alexandre Cardoso, Isabela Machado, Gabriel Rosa

Resumo: Compartilhar arquivos entre usuários diferentes em uma mesma máquina é bastante simples, basta criar uma pasta compartilhada entre os usuários, onde a maioria dos sistemas já a criam previamente. Desde a época dos primeiros computadores era possível fazer o compartilhamento de arquivos em redes locais onde o compartilhamento era feito via cabo diretamente. Quando se trata de computadores diferentes em redes não compartilhadas se faz necessário o uso de serviços de hospedagem onde servidores privados que possibilitam esta comunicação são utilizados assim tratados neste artigo. 

Palavras-chave: Arquivos. Compartilhamento. Computador.

Abstract: Sharing files between different users on the same machine is quite simple, just create a shared folder between users, where most systems already create it beforehand. Since the time of the first computers it was possible to do file sharing on local networks where sharing was done via cable directly. When it comes to different computers on non-shared networks it becomes necessary to use hosting services where private servers that enable this communication are used as discussed in this article.

Keywords: Files. Sharing. Computer.

  1. INTRODUÇÃO

Desde a época dos primeiros computadores era possível fazer o compartilhamento de arquivos em redes locais onde o compartilhamento era feito via cabo diretamente. Quando se trata de computadores diferentes em redes não compartilhadas se faz necessário o uso de serviços de hospedagem onde servidores privados que possibilitam esta comunicação. É bem verdade que hoje é, sim, bem mais fácil compartilhar o que você quiser principalmente através do e-mail, mudando completamente de figura quando passamos a falar de arquivos de tamanho considerável. É este processo que baseamos nossas explicações neste artigo assim desenvolvendo tanto o processo como os serviços que nos auxiliam fazer este compartilhamento.

1.1        HISTÓRIA

Por muito tempo o compartilhamento de arquivos se dava através de mídias removíveis. Com o crescimento da Internet, os computadores puderam acessar arquivos remotos utilizando o Sistema de arquivos virtual, o Bulletin board system (1978), o Usenet (1979) e os servidores FTP (1985). Além desses, o Irc (1988) e Hotline (1997) permitiam aos usuários comunicar-se através de chat e trocarem arquivos. (DALBO, 2019)

A codificação MP3, que foi padronizada em 1991, que acarretou em uma redução significativa no tamanho dos arquivos áudio, e se bastante utilizada no fim da década de 90. Em 1998, MP3.com e Audiogalaxy foram estabilizados, o Ato de Direitos Autorais do Milênio Digital foram unanimemente ultrapassados e o primeiro leitor de MP3 lançado. O MP3.com oferecia downloads de músicas de artistas sem selo e chegou a distribuir mais de 4 milhões de arquivos de áudio por dia.

O Napster, originalmente um serviço centralizado, foi a primeira grande ferramenta de compartilhamento de arquivos e que popularizou a atividade para as massas. Nele, apenas arquivos de música no formato MP3 eram compartilhados. Seu encerramento aconteceu com bem-sucedidos ataques legais da indústria da música. Alguns artistas o atacavam abertamente quando canções não-lançadas da Madonna vazaram na rede antes do lançamento comercial oficial. O Napster era um índice localizado para arquivos MP3 compartilhados por usuários logados no sistema. O programa também possuía um sistema de chat semelhante ao IRC e recursos de mensagens instantânea. Quase todos os novos clientes P2P seguiram seu exemplo quanto ao design.

1.2        TIPOS DE COMPARTILHAMENTO

O compartilhamento de arquivos é uma das formas mais fáceis de trocar conhecimento, cultura e lazer para todos que, de alguma forma, puderem ter acesso à internet e a meios eletrônicos de armazenamento. Um simples pendrive pode armazenar uma quantidade enorme de textos, livros, apostilas e imagens que podem ser transferidos e compartilhados. A internet, com suas redes de compartilhamentos, presta um serviço essencial para a cultura, a arte e o conhecimento.

Redes peer-to-peer(ponto-a-ponto) ou p2p são hoje uma das formas mais rápidas e seguras de trocas de arquivos de qualquer tamanho e formato. Nessas redes cada um dos pontos é um cliente e também um servidor compartilhando arquivos sem a necessidade de um servidor central. Basta às partes terem o mesmo programa para ocorrer à ligação entre os pontos. Dentro das diversas formas de compartilhamento p2p, o Torrent é sem dúvida o mais popular e o melhor.

Um torrent é um arquivo dividido em pedaços e cada ponto compartilha esse pedaço com os outros pontos. Quando o usuário tiver todos os pedaços ele tem o arquivo que estava baixando por completo e continua compartilhando os pedaços com os outros pontos. Um dos principais e maiores compartilhadores Torrents do mundo é o site do The Pirate Bay. Ele é um grande centralizador de caminhos para acesso a vários computadores pelo mundo e assim a vários arquivos que vão desde documentos, livros, passando por filmes e músicas, até objetos que podem ser impressos em Impressoras 3D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com