TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO MUNDIAL DO LEITOR

Projeto de pesquisa: CONHECIMENTO MUNDIAL DO LEITOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. CONHECIMENTO DO LEITOR SOBRE AS PARTES DO TEXTO 4

2. CONHECIMENTO DE MUNDO DO LEITOR 4

3. CONHECIMENTO DAS LINGUAGENS PRESENTES NO TEXTO 4

4. PERCEPÇÃO DA IDEOLOGIA VINCULADA NO TEXTO 5

BIBLIOGRAFIA 6

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é analisar uma questão da prova do vestibular de 2013 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), abordando o que é esperado do leitor da prova para o efetivo entendimento da sentença.

É apresentada ao leitor da prova uma imagem e um breve texto que foi adaptado de uma matéria publicada na 306ª edição da revista Super Interessante em Junho de 2012. Seguem abaixo a imagem e o texto referidos:

O gordo é o novo fumante

Nunca houve tanta gente acima do peso – nem tanto preconceito contra gordos.

De um lado, o que há por trás é uma positiva discussão sobre saúde.

Por outro, algo de podre: o nascimento de uma nova eugenia.

(Adaptado de: Super Interessante.

Editora Abril. 306ª ed., jul. 2012, p. 21)

Conforme sugestão no próprio enunciado deste TG, a análise poderá abranger desde o conhecimento de mundo do leitor até a percepção da ideologia vinculada no texto, considerando as linguagens presentes e a relação entre as partes do mesmo. Desta forma, apresentaremos as reflexões do grupo em tópicos, para salientar os diversos aspectos deste exame detalhado.

1. CONHECIMENTO DO LEITOR SOBRE AS PARTES DO TEXTO

O leitor precisa, primeiramente, observar e identificar que esta questão apresenta a linguagem verbal e não verbal. Por isso, deve avaliá-las individualmente, de forma a extrair a informação constante em cada uma.

Posteriormente o leitor segue avaliando em conjunto, constatando as similaridades de forma a relacionar o conteúdo descrito em cada parte (texto e imagem) buscando o significado proposto pelo autor.

Na linguagem não verbal é necessário visualizar e compreender o sentido no contexto que as cores e os símbolos trazem, para que possa assim correlacionar com a parte textual da questão.

2. CONHECIMENTO DE MUNDO DO LEITOR

Quanto maior o conhecimento do leitor sobre os assuntos obesidade, discriminação social e lei antitabagismo, melhor será o entendimento e a interpretação desta questão de prova. É preciso relacionar os assuntos que estão sendo tratados com o cotidiano, pois se trata de uma notícia publicada recentemente.

3. CONHECIMENTO DAS LINGUAGENS PRESENTES NO TEXTO

É necessário o conhecimento da língua que está sendo utilizada para que isto permita o acesso do conhecimento de mundo do leitor e facilite a construção do sentido do texto.

Também é preciso que o leitor tenha o conhecimento léxico da língua para compreender palavras mais específicas como eugenia. O usuário da língua utiliza o léxico, esse inventário aberto de palavras disponíveis no seu idioma, para a formação do seu vocabulário, para sua própria expressão no momento da fala e para a efetivação do processo comunicativo.

O leitor necessita ainda do conhecimento sintático de forma a identificar corretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com