TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO “AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA NR-18 EM CANTEIROS DE OBRAS”

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO “AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA NR-18 EM CANTEIROS DE OBRAS”

Considerando a leitura do artigo, responda:

  1. Quais as ideias básicas tratadas no artigo?
  2. Quais as principais conclusões do autor?
  3. Qual a sua opinião sobre o tema abordado?
  4. Qual sua opinião sobre a forma de abordagem feita pelo autor?                                                                        

Respostas:

  1. As ideias principais básicas tratadas no artigo são da existência da aplicação da NR-18 em canteiros de obras, fiscalizações e a verificação do grau de cumprimento na norma através de listas de verificação em canteiros por seis Universidades brasileiras.

  1. As principais ideias dos autores são que teoricamente apenas metade das exigências da BR-18 está sendo realmente adotadas, necessitando mais da aplicação da legislação de segurança do trabalho para poder reduzir os acidentes (Existe um erro matemático, logo, é menos da metade das exigências que estão sendo adotadas); se não tiver as fiscalização frequente as medidas de melhorias não são adotadas; as menores empresas são responsáveis por mais da metade de acidentes na construção civil; as áreas de vivencia inadequadas influenciam diminuindo a motivação dos funcionários e estima o comportamento inseguro.

Os autores citam duas sugestões para aumentar a aplicação da NR-18, na primeira seria aumentar a fiscalização das DRT (Delegacia Regional do Trabalho) nas obras notificando os erros e a segunda é proporcionar um maior conhecimento da questão de segurança aos funcionários e empresários para suprir o baixo grau de conhecimento sobre esse assunto.

  1. O tema é interessante, podendo ser muito mais explorado devido ao conteúdo ser do cotidiano e muitos não se preocupam normalmente com essa questão de cumprimento da norma a menos que apareça uma fiscalização e possa causar paralisação ou danos financeiros. Para a implantação da NR-18 nos canteiros de obra não deveriam existir dificuldades, porém necessita-se de um elevado investimento financeiro inicialmente, mas minimizaria os riscos de acidentes e em longo prazo economizaria muito para o país devido a serem as menores empresas a apresentarem um número mais alto de acidentes na construção civil.

Como no texto afirma quanto mais fiscalização, mais medidas de melhorias seriam tomadas.

  1. A forma de abordagem feita pelos autores apresenta erros matemáticos simples; no gráfico não deveria colocar a média das notas por cidade no mesmo gráfico que a notas das cidades; parede que tem receio de defender o seu ponto de vista, colocando em algumas partes seu ponto de vista no que determinados autores falaram; a conclusão está excelente devido às sugestões, mas se fossem feitas mais algumas alterações, o trabalho ficaria muito melhor.

  1. Analise a formatação utilizada no artigo, no que se refere às normas e padrões de um trabalho científico.

A formatação desse artigo em relação às normas e padrões de um trabalho científico não está correta. Deveriam ser alterados os seguintes pontos: se apresenta um abstract deveria ter sido colocado um titulo em inglês, o nome da faculdade e o e-mail para contato deveriam estar no rodapé da pagina com a numeração; ao se escrever um artigo deve ser todo justificado, sem espaçamento antes dos parágrafos; são no mínimo três palavras chaves ao invés de duas apenas; retirar a média geral do gráfico de notas médias geral nos sessenta e sete canteiros; faltou a discussão no artigo, pois o artigo é composto em seu desenvolvimento de metodologia, resultado e discussão para depois ser a conclusão; a referência bibliográfica também é justificada e deveria conter a data de acesso; e não tenho como comprovar se o espaçamento é de 1,5 e a fonte: Arial e tamanho de fonte: 12 como deveriam ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com