TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  11/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.284 Palavras (18 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DE BALSAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO DE PESQUISA

Balsas-MA

2019

FACULDADE DE BALSAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLUXO DE CAIXA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE TRANSPORTES DA CIDADE DE BALSAS/MA

Ana Larissa Lira Cavalcante

BALSAS – MA

2019


SUMÁRIO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO        4

2. PROBLEMATIZAÇÃO        5

3. OBJETIVOS        6

3.1 GERAL         6

3.2 ESPECÍFICOS         6

4. JUSTIFICATIVA        7

5. REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO        .8

5.2 FLUXO DE CAIXA        9

5.3 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO        14

6. METODOLOGIA        15

7. CRONOGRAMA        16

REFERÊNCIAS        17


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Modelo de fluxo de caixa semanal pelo método direto        12

Figura 2 – Composição do fluxo de caixa conforme Zdanowics        13


        LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Estágios do planejamento financeiro de curto prazo        08

Quadro 2 – Descrição dos focos do fluxo de caixa, conforme Frezzatti        11

1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Cada vez mais, nota-se que as empresas estão adotando estratégias que visem à competitividade e permanência no mercado e a gestão financeira assume um importante papel dentro das organizações e tem como condição básica manter a organização permanente em situação de liquidez (MARIN; PALMEIRA, 2014).

Neste contexto, mediante a necessidade de concentrar–se em um demonstrativo para análise de uma empresa certamente a escolha recairia sobre a projeção do fluxo de caixa. Considerando empresas novas ou em fase de expansão pode significar a diferença entre sucesso e fracasso, já para as demais aponta o seu comportamento oportunizando detectar se está em crescimento ou estagnada (PIVETTA, 2004).  

Para tanto, o fluxo de caixa deve ser de fácil compreensão para todos os interessados, fornecendo condições para a tomada de decisões com relação aos recursos, propiciando a empresa mais competitividade e promovendo um ambiente adequado para a atração de investimentos, bem como para a obtenção de financiamentos, tanto no presente como para o futuro (ASSAF NETO, 1997; FREZATTI, 1997).

Sob esta ótica, o presente estudo possui como fito analisar o fluxo de caixa como uma ferramenta gerencial no processo de tomada de decisão, sendo direcionado para uma empresa do ramo de transportes de cargas localizada em Balsas-MA.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

De que modo o fluxo de caixa é utilizado para auxiliar no processo de tomada de decisão de uma empresa do ramo de transportes situada na cidade de Balsas/MA?

 

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral: analisar a utilização do fluxo de caixa no processo de tomada de decisão.

3.2 Objetivos específicos:

  • Identificar a importância da adoção do fluxo de caixa na empresa;
  • Apontar os possíveis óbices da utilização da ferramenta no contexto da organização;
  • Verificar o processo de tomada de decisão da empresa.

4 JUSTIFICATIVA

Para alcançar uma boa gestão financeira, torna-se necessária a utilização de ferramentas gerenciais, como o fluxo de caixa, que visam orientar e planejar os recursos disponíveis a partir da criação de cenários. Com isso, é possível a identificação de necessidades ou oportunidades para a aplicação dos excedentes de caixa em áreas rentáveis da empresa ou em investimentos estruturais (GAZZONI, 2003).

O fluxo de caixa consiste em uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões, abrangendo a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período e contendo informações sobre a vida financeira da empresa (PIVETTA, 2004).

“O fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que são realizadas pela empresa, possibilitando melhores análises e decisões quanto à aplicação dos recursos financeiros que a empresa dispõe”. (ZDANOWICZ, 1998, p.33)

Desse modo, esta pesquisa se encontra voltada para a análise de fluxo de caixa de uma empresa de transportes de cargas e sua importância no processo de tomada de decisão. De acordo Decker e Trisch (2004), evidenciam a importância do setor de transportes na economia do país e apontam que, por mais que ocorram avanços tecnológicos, o ato de levar um produto de um lugar ao outro é, e permanecerá sendo por muito tempo, a única forma de dispor um bem em um local diferente do que é produzido.

Rocha (2015), ressalta ainda que o Brasil possui uma diversificada rede de sistemas de transporte, que alavanca o desenvolvimento econômico e a integração do país, com os modais de transporte aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário que se complementam, permitindo o escoamento da produção entre as regiões. Sendo o principal modal o transporte rodoviário, que possui grande destaque ênfase na matriz, com importante contribuição para o crescimento do país e desenvolvimento econômico.

5 REFERENCIAL TEORICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (348.6 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com