TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA ORGANIZACIONA E ETICA

Artigos Científicos: CULTURA ORGANIZACIONA E ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 17

. O que o grupo entende por trabalho em equipe?

Trabalho em equipe é união das ideias para um conjunto ou realização de um trabalho, o trabalho em equipe deve ser desenvolvido de modo que cada membro faça sua parte para a composição de um todo.

2. O que o trabalho em equipe possibilita?

Trabalho em equipe desenvolve o comprometimento, a empatia,na abordagem e na resolução do trabalho, pois de modo menos subjetiva, a visão de cada membro para melhor resolução dos obstáculos e redução do processo, o líder da equipe filtra estas ideias e implanta as ideias. Este líder democrático obtém o reconhecimento e a confiança de sua equipe em sua administração descentralizada, e o líder por sua vez preza a estimulação de melhorias de processo, de economia de recursos e da qualidade de vida de seus membros.

3. Cite 05 exemplos de trabalho em equipe, justificando-os.

 Colmeia de Abelhas ou a de Formigas, estando no topo em organização social, administração de recursos, e de trabalho de equipe. Cada abelhinha ou formiga ao nascer já lhe tem uma função atribuída, e esta a fará de melhor maneira para o desenvolvimento maior da colmeia ou do formigueiro.

 Semeadores de ISO 14000/9000/9001- Funcionários designados pela empresa, recebem treinamento e tem a função em seguida de serem multiplicadores em suas áreas para padrão de qualidade, padrão de controle ambiental, etc.

 Equipe Médica Cirúrgica – Esta equipe requer conhecimentos e habilidades específicas, composta pelo médico, o residente, o anestesista e a enfermeira padrão, ambos desempenham papéis diferentes, mais se um não desenvolver o seu trabalho corretamente o outro não poderá dar continuidade.

 Equipes de Estudo – Em nossa equipe de desenvolvimento para o TCC, concordamos em dividir tarefas e responsabilidades entre os membros para que não houvesse sobrecarga de muitas tarefas a um único membro, e baseado nas aptidões de cada membro a parte de documentação e de programação foi distribuída.

 Cooperativas e seus associados- A maioria de agricultores hoje opta por trabalhar de modo cooperado, de modo que todos trabalham, e repartem os lucros de maneira igual. Este tipo de cultura promove ao agricultor de ter pelo menos 50% de lucro, e a sobrevivência de sua fazenda

4. Porque trabalhar em equipe é uma característica essencial para profissionais e estudantes?

O mercado de trabalho visa à contratação de profissionais polivalentes que se adequam as mais diversas rotinas e situações, a habilidade de trabalho equipe reforça a competência do individuo de se posicionar ese direcionar neste ambiente, baseado em suas experiências anteriores, em sua visão empreendedora, e no trazer para si a responsabilidade de que ele também é responsável pelo sucesso da empresa, faz da habilidade de trabalhar em equipe o diferencial em uma contratação oupromoção

5. No que se baseia a qualificação?

Entendo que qualificação é o conhecimento adquirido por experiência ou por estudo, que se posteriormente a qualificação, atribuo uma ou algumas habilidades comprovadas por competência.

6. Conceitue competências e habilidade?

Competência é a qualificação ou aptidão adquirida através de experiência ou estudo.

Habilidade é o desenvolvimento da aptidão, e acrescento que muitas vezes encontramos no meio de informática, profissionais que não possuem determinadas qualificações por estudo e desenvolvem um trabalho perfeito através da habilidade e da afinidade que este possuí com determinada área.

7. Como trabalhar em equipe? Justifique cada fase.

 Discutir Ideias – Busca conceitos e fundamentos de modo direto e prático, levando em consideração todas as opiniões do grupo, não se atendo a abstrações ou questões de ordem pessoal.

 Diálogo – A maneira mais simples de se resolver uma questão, um problema é através do diálogo, onde todos apresentam seus pontos favoráveis e desfavoráveis e juntos chegam a um consenso de que medida tomar.

 Não temer o conflito – O líder democrático tem por habilidade desfazer conflitos e maus entendidos durante o processo de discussão de ideias ou do diálogo, pois representam os muitos pontos de vista de cada membro da equipe, e saber tirar destes conflitos as melhores possibilidades é a habilidade essencial da liderança.

 Saber Ceder – O famoso jogo de cintura, saber onde ceder ou permitir concessões, acarretam a liderança aceitação e aprovação dos membros e consequentemente melhores resultados.

 Critica Construtiva- Essencial para o líder ter a visão e o tato de verbalizar essas críticas com critério junto a um membro ou a toda equipe, pois nem todos os membros expressam suas opiniões seja para não se expor ou não se comprometer e outros que realmente se aprofundam na analise das questões levantadas.

 Construir Ideias – uma ideia poderá ser constantemente modificada ou ampliada no decorrer de um processo, a ação conjunta da equipe estrutura e solidifica a implantação desta idea.

8. Quais são as fases do trabalho em equipe? Justifique cada uma delas.

 Abordagem - A verbalização de sua opinião, deve ser objetiva e criteriosa, deve ser apresentada em circunstâncias certas e de modo a não deixar um sentido duplo de conceito.

 Conversa – Apresentar de modo contundente sua argumentação quando solicitado ao esclarecer alguma questão, evitando a gesticulação demasiada bem como falar constantemente.

 Superação de Objeção – Apresentar sugestões de melhorias e quando essas sugestões forem avaliadas, não estimular a si que as contrapropostas estão sendo feitas de modo pessoal, e sim profissional.

 Acordo– Conciliação de todos os debates e de ideias apresentadas, pegando aspectos positivos até mesmo das opiniões conflitantes, para eleger unanimente um segmento quetodo o grupo deverá seguir.

 Re-abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com