TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  29/6/2021  •  Monografia  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  1. PLANO DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  1. Proponente:
  2. LIVESTON GALVÃO CORTIANO

AGRONEGÓCIO PARANAENSE INSTALAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL

ORIENTADOR: Profº Marlon Jorge Liebel

CURITIBA

2008

  1. Contextualização do problema

Parágrafo com energia com fontes de energia esgotáveis com programa do Proálcool crise energética

Segundo biodiesel em foco de moda

Outro capítulo como fontes de produtos que tem possibilidade de outras matérias primas

Outro das principais setores econômicos do país

O seguinte trabalho, discuti a tendência de inserção, paranaense no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e a evolução dos projetos de implantação das usinas de transformação de ésteres.

SUAREZ (2006, P.1)

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) do Governo Federal, que envolve diversos ministérios, "objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, da produção e uso do Biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda"2. A principal ação do Ministério da Ciência e Tecnologia no PNPB é o gerenciamento da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB), criada e implementada em março de 2004 com o intuito de articular a pesquisa e desenvolvimento do processo de produção, de forma a identificar e eliminar os gargalos tecnológicos da área.

A implantação de uma determinada instalação, envolve fatores intrínsecos e extrínsecos ao determinado projeto, tanto em ambiente interno ao proposto quanto ao ambiente externo.

Segundo MAYNARD, (1970, P02) Será de importância vital, para um engenheiro a localização da fábrica ou de outras instalações produtivas os fatores que estão envolvidos como, muito focado a matéria-prima e os custos de transporte da mesma. Leva-se em consideração os seguintes fatores, localização da fonte de cada material (como as oleaginosas no caso do biodiesel), disponibilidade, preço, períodos de venda sendo como produtos sazonais ou não, frete até o local de transformação. Na terminologia moderna, matéria-prima significa o que é adquirido num estado de processamento parcial ou na forma de componentes.

Uma das ferramentas utilizadas para definir a localização de uma instalação seria a análise SWOT.

Segundo Mueller e Stepanovich (2002, p01 aput Prieto, 2004), é o emprego da análise SWOT para                              monitoramento dos ambientes de atuação da empresa e formulação de objetivos e estratégias direcionados a promover o ajuste entre os ambiente externo e interno e manter a                              competitividade.

MÃO-DE-OBRA

MAYNARD, (1970, P05). Outro ponto de estudo seria a mão-de-obra, na determinação do ponto de matéria-prima já definida, o engenheiro estará apto para explorar as comunidades que estão localizadas dentro da área de atuação da indústria ou da transformação da matéria-prima. Talvez seja o ponto mais difícil de definir para o engenheiro, pois existem muitas implicações como custo, disponibilidade, estabilidade e produtividade.

A série de passos conforme (MAYNARD,1970, P05); Contato com serviço local de empregos (recrutamento refinado das fichas dos candidatos à emprego), determinar as qualidades dos candidatos, se esperam por serviço militar e a faixa etária, o montante de mão-de-obra  disponível determinado pelo número de empregos que não estão ocupados, entrevista com os fabricantes locais quanto à sua experiência, seções de procura-se para determinar as especialidades dos candidatos, registrar os candidatos por especialidades com anúncio de nova fábrica.

Segundo Maynard este é um exemplo de tabelas de registro local para uma determinada indústria.

Mulheres

Total de dependentes

1373

-

Idade 18-35

841

-

Porcentagem do total

-

61,3

Acima de 35

532

-

Porcentagem do total

-

38,7

Idade 18-35 atualmente empregados

472

-

Percentual do grupo de idade

-

56,1

Acima de 35 atualmente empregadas

274

-

Percentual do grupo de idade

-

51,5

Idade 18-35 querendo mudar de emprego

530

-

Percentual do grupo de idade

-

61,3

Acima de 35 querendo mudar de emprego

374

-

Percentual do grupo de idade

-

70,3

Idade 18-35 casadas

477

-

Percentual do grupo de idade

-

53,7

Acima de 35 casadas

387

-

Percentual do grupo de idade

-

72,7

Idade 18-35 não empregadas e desejando mudar de emprego

224

-

Percentual do grupo de idade

-

26,6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com