TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  14/10/2019  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

TURMA: 2018.1

Thaís Pinheiro Gouveia

Eletrobrás

Privatização vs Estatização

                 Redação apresentada ao Docente de Introdução à Engenharia Elétrica, Luiz Eduardo Albuquerque. Seguindo os tópicos: Prós e contras à privatização, e ponto de vista sobre a problemática.

     Entrega, 04 de Junho de 2018.

Macapá-AP

2018

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

THAÍS PINHEIRO GOUVEIA

 Eletrobrás cumpre um importante papel no desenvolvimento econômico brasileiro. Ela foi fundamental para a estruturação do setor elétrico brasileiro, este setor que durante muito tempo foi referência mundial devido a utilização de uma matriz limpa. No entanto, no decorrer dos últimos meses estava em andamento processos do projeto de privatização da Eletrobrás que acabou sendo arquivado no dia 03.06.2018. Esse projeto levantou vários questionamentos prós e contras a privatização.

 O sistema estatal tem grandes vantagens, porque permite um planejamento de longo prazo, tendo em vista o interesse público, definido pelo governo. Quando as empresas são privadas, a responsabilidade de seus dirigentes é proteger os interesses dos acionistas. O interesse público é servido na medida em que não reduza a lucratividade da empresa. Contudo, com o sistema de empresas estatais do setor elétrico do País é que, com o correr do tempo, orientações equivocadas dadas pelo governo (federal ou estadual) distorceram as suas prioridades.

 Já as empresas privatizadas, de modo geral, são mais bem administradas e mais eficientes, mas a sua prioridade é maximizar a remuneração dos acionistas, dentro dos limites da lei e das regras em vigor. Em países em desenvolvimento com crescimento demográfico acelerado, e até caótico, a presença do Estado é essencial para dirigir investimentos a áreas carentes, nas quais as empresas privadas não se interessariam em investir.

 Em análise, evidencia-se pontos sobre a privatização da Eletrobrás, e a importância dela ser estatal. Desse modo, faz-se necessário ter medidas de curto e a longo prazo para que supra as necessidades da sociedade que ainda enfrenta problemas de abastecimento de energia. Logo, torna-se interessante ter a Eletrobrás com uma empresa mista, ou seja, parte estatal e outra parte privatizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com