TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro de Obras Visita Técnica

Por:   •  24/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Layout do canteiro de obra

O layout do canteiro de obra deve ser planejado para otimizar o trabalho a ser realizado, atendendo as fases de execução da obra e obedecendo a Norma Regulamentadora da Construção - 18 (NR-18) determina como uma “área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”. Já a Norma Brasileira - 1367 (NB-1367) determina como um conjunto de “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos na indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”.

        Na obra visitada, a logística do canteiro de obra se mostrou eficiente e muito bem planejada. O engenheiro responsável acompanhou a turma nas áreas de vivencia e operacionais, a parte visitada da área de vivencia foi o refeitório/espaço de lazer (figura 1), que atende as normas exigidas, o vestuário e os banheiros não foram vistos, apenas houve a confirmação da existência dos espaços. A área operacional estava apta a atual fase da obra, que é de acabamento, o almoxarifado amplo e organizado, possuía os matérias separados e de fácil acesso, o que facilita o controle de materiais utilizados e evita desperdício (figura 2), os materiais pesados e de difícil locomoção, como cimento, estavam dispostos perto do portão de entrada em que são descarregados e também próximos a central de concreto (figura 3).

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Itens de segurança

A segurança no trabalho é uma das maiores preocupações de todos aqueles que trabalham em construção civil. Na obra visitada não é diferente, a técnica de segurança demonstrou preocupação com os riscos aos quais os operários estão sujeitos. Para proteger os envolvidos na construção todos usam os equipamentos de proteção individual necessários, capacete de segurança, óculos de segurança, abafador de ruído, cinto de segurança, luvas de raspa, máscara filtradora, camisa de manga comprida, calça comprida e calçado fechado.

        Além dos Epi’s há também os equipamentos de proteção coletiva, a segurança é destaque na obra visitada, há extintores de incêndio (figura 4), guarda corpo (figura 5), bandejas e sinalização em áreas de risco, atendendo as normas de segurança na construção civil.

[pic 4]       [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (160 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com