TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA AO CANTEIRO DE OBRAS JOSÉ CHAGAS

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

[pic 1]

Victor Hugo Facunde Lima - 34261

RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA AO CANTEIRO DE OBRAS JOSÉ CHGAS

São Luís – MA

2017

Por meio da empresa Amorim Coutinho a visita ao conjunto de edificações localizado no bairro da ilhinha com sede na cidade de São Luís MA, foi concedida ao professor Marcelo Duarte no qual solicitou, visando agregar o conhecimento teórico com o conhecimento de campo, onde observamos a realidade da construção de alvenaria estrutural e correlacionamos com assuntos abordados dentro da sala de aula.

O conjunto de condomínio residencial é subsidiado pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, com 256 unidades da faixa 1 que irão ser sorteadas para pessoas de baixa renda. O edifício contém as seguintes dimensões de 4 pavimentos (térreo mais 3) (andar), tendo 8 unidades por pavimento de 46m² e 47² com altura do pé direito de 3m, com 8 blocos o edifício está sendo construído em alvenaria estrutural de bloco de tijolo cerâmico.

[pic 2]

Figura 1- Placa da obra

Acompanhados do professor Marcelo Duarte e de dois auxiliares de engenharia, tivemos as informações sobre as fases inicias da obra, o terreno desta obra foi cedido pela prefeitura de São Luís, numa região de orla marítima o solo não é de alta resistência, foram feitos vários testes de sondagem juntamente com a topografia para que pudessem chegar numa solução de execução da mesma.

A fundação determinada em projeto foi a de radier protendido, uma laje em dimensões imensas sobre o solo com cabeamentos de aço fazendo com que sua resistência seja elevada. Observamos as cordoalhas da protenção exposta, esperando o acabamento final de graxa e a vedação com argamassa.

[pic 3]

Figura 2- Nesta imagem podemos observar que a obra foi locada em uma região litoral

[pic 4]

Figura 3- Fundação de radier e cordoalhas ainda expostas

A solução de alvenaria estrutural foi de acordo com o projeto solicitado em licitação através do órgão federal, pelo professor Marcelo Duarte foram frisados os principais cuidados em se ter uma obra em alvenaria estrutural. A compatibilização de projeto é de suma importância para este tipo de obra, pois a mesma não permite arranjos técnicos ou, as famosas gambiarras, pois os mesmos tijolos cerâmicos que vedam a alvenaria têm suas funções estruturais, através do preenchimento da argamassa de graute nos blocos vazados que possuem funções de suportar a estrutura.

[pic 5]

Figura 4- Bloco 3 da edificação

Todos os blocos possuem cisterna independentes que a princípio durante a obra estão servindo de abastecimento para a fabricação de concreto na betoneira, que são manejados por maquinas pesadas para o transportar para os pavimentos superiores, pois aceleram o processo construtivo. A técnica executiva é simplificada, a organização do processo de produção é maior. As formas foram feitas de madeirite naval, as lajes foram apoiadas por sistema metálico, obedecendo os 28 dias de cura segundo a norma. Todas as predisposições das instalações já estão sendo locadas junto com os levantes, os projetos já estão estabelecidos. A obra está prevista para término em agosto de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (882.8 Kb)   docx (849.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com