TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap Livro de ergonomia

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

1- No enfoque ergonômico, as maquinas, equipamentos, ferramentas e materiais são adaptados às características do trabalho e capacidades do trabalhador, visando mover o equilíbrio biomecânico, reduzir as contrações estatísticas da musculatura e estresse geral.

no enfoque taylorista se baseia nos estudos de tempos e movimentos. é baseado nos conhecimentos empíricos acumulados desde a época de Taylor. os movimentos necessários p realizar uma atividade é baseado em uma série de princípios de economia de movimentos, ou seja, para gastar menos tempo

2- Nível 1. Projeto do macro espaço- como diz o nome, é feito um estudo global da empresa. são definidas as dimensões de cada departamento e das áreas auxiliares. Nesse nível fica definido tudo dos materiais, desde a entrada de matéria prima até a saída de produtos acabados. em cada etapa fica definida a equipe de trabalho com todas as máquinas e equipamentos envolvidos no processo.

Nível 2. Projeto do micro espaço- a atenção é focalizada em cada unidade produtiva, ou seja, no posto de trabalho. Geralmente incide no trabalho e o seu ambiente imediato, abrangendo a máquina e equipamento que ele utiliza, bem como as condições locais de temperatura e ruídos.

Nível 3. Projeto detalhado- ele estabelece as características da interface homem-máquina-ambiente, para que as interações entre esses subsistemas sejam adequadas. É aqui que se projetam ou selecionam os instrumentos de informação e de controle apropriados à natureza e exigências do trabalho.

3- É a primeira etapa do projeto e é o que faz funcionar o sistema, para atingir o objetivo. deve ser iniciada o mais cedo possível antes que certos parâmetros sejam definidos. É realizado em 3 níveis: descrição da tarefa (ocorre em um nível mais global), descrição de ações (ocorre num nível mais detalhado) e revisão crítica (para corrigir os eventuais problemas).

4- Elas são descritas num nível mais detalhado da tarefa. se concentram mais nas características que influem no projeto da interface homem-máquina-ambiente e se classificam em informações (que se referem ás interações em um nível sensorial do homem) e controles (nível motor ou das atividades musculares).

5- Importância- colocar o componente mais importante em posição de destaque no posto de trabalho, de modo que ele possa ser continuamente observado ou facilmente manipulado. (no automóvel: o velocímetro e volante)

Frequência de uso - Os componentes usados com maior frequência devem ser colocados em posição de destaque ou de mais fácil alcance e manipulação. (bancada de montagem: as peças mais utilizadas alocadas na frente do operador)

agrupamento funcional- os elementos de funções semelhantes entre si formam subgrupos, que são mantidos em blocos (painel de comando: os dispositivos visuais podem ser alocados na parte central, na direita os botões rotativos e à esquerda os sinais auditivos)

6- Altura da superfície de trabalho; alcances normais e máximos das mãos; espaços para acomodar as pernas e realizar movimentações laterais do corpo; dimensionamento das folgas; altura para visão e angulo visual.

7- Numa pesquisa feita pelo dr. A. Nachemson a pressão sobre as estruturas da coluna foi medida e verificou-se que a posição sentada com o tronco inclinado para frente determina um maior desgaste na coluna. Num indivíduo de 70

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com