TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Rio de janeiro

2015

  1. INTRODUÇÃO

Faz parte da natureza humana transforma coisas. Este fenômeno que normalmente envolve uma série de elementos, entre eles um mínimo de coordenação e controle das atividades. Gerenciar essas operações, mesmo que de forma primária, o homem já procurava organizar os recursos para fazer seus produtos ou prestar serviços da forma mais racional possível. Com a evolução dos tempos e a necessidade de produzir, o processo deixou de ser artesanal para ser industrial. Um processo industrial pode ser definido como um conjunto de decisões e ações planejadas para transformar matérias primas em produtos com valor de mercado.

Frederick Taylor (1856-1945) foi talvez o primeiro a estudar sistematicamente o processo industrial de produzir e entender que as tarefas necessárias a produção, necessitaria de projetar o trabalho, dividir as tarefas entre os trabalhadores, definir os movimentos necessários a uma data operação, definir o ritmo de produção e verificar se o trabalho estava saindo da forma como fora planejado. Baseado neste contexto, resultou em um entendimento básico que planejar o trabalho e executar o trabalho são tarefas distintas, ou seja, independentemente de as tarefas serem feitas por pessoas diferentes ou pela mesma pessoas, planejar antes de executar leva sem dúvida a uma maior eficiência, tornando o trabalho mais fácil e mais produtivo.

A gestão de operações corresponde ao conjunto das ações de planejamento, gerenciamento e controle das atividades operacionais necessárias à obtenção de produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor e que no diz respeito a produtos, a gestão de operações compreende o planejamento e a gerência da manufatura de bens de capital (máquinas, ferramentas, etc.) e de consumo (carros, móveis, peças, etc.).

Nenhuma empresa funciona na base da improvisação, nada é feito aleatoriamente, tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia. Para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP exige um enorme volume de informações. Na verdade, ele recolhe dados e produz informações incessantemente, assim o PCP apresenta três fases principais, sendo a do projeto de produção, seguida do planejamento da produção e por fim do controle da produção.

O projeto trata-se em definir como o sistema de produção funciona e quais a suas dimensões, como o propósito de estabelecer os parâmetros do PCP. O planejamento da produção é planejar as atividades produtivas da empresa, adequando-as à sua capacidade de produção e a previsão de vendas.O controle da produção é verificar se tudo o que foi planejado esteja saindo conforme determinado no planejamento.

1.1 Objetivo

O objetivo deste trabalho é a apresentação do planejamento da capacidade de produção dos equipamentos da linha de produção, assim como todo recurso necessário para tal finalidade, ou seja, identificá-los para atender as demandas do negócio no presente e no futuro.

  1. Planejamento da Capacidade de Produção (PCP)

O planejamento da capacidade é um planejamento de longo prazo. Este planejamento é de nível estratégico e orienta a empresa sobre o caminho a trilhar no futuro. As decisões do planejamento da capacidade incluem a intenção de ampliação da planta atual, um estudo de previsão de demanda de longo prazo, a construção de novas planas industriais, a aquisição e modernização de máquinas, a expansão da linha de produtos com novos lançamentos.

A capacidade de produção da empresa constitui o potencial produtivo de que ela dispõe, ou seja, é aquilo que a empresa pode produzir em condições normais. Contudo, nem sempre esse volume ideal significa o volume máximo de produção que a empresa pode suportar em um regime intensivo de horas e de utilização. Segundo Chiavenato (2008), o volume ideal de produção representa um nível adequado de atividades que permita o máximo de lucratividade e o mínimo de custos de produção, de mão de obra, de manutenção etc.

Capacidade, portanto, deve ser vista como um potencial, um volume máximo possível de ser obtido, e não deve, assim, ser confundida com os níveis de saída que a operação está produzindo em certo momento do tempo. Esse volume de saídas produtivas pode estar mais perto ou mais longe do potencial produtivo (da capacidade) da unidade e essa relação entre o potencial e a parcela desse potencial que está sendo de fato utilizado pode ser um indicador de quão boa é a utilização da capacidade produtiva.(CORRÊA, H; CORRÊA, C. 2011, p.288)

A capacidade e produção da empresa depende, por sua vez, de quatro subfatores, a saber:

  • Capacidade Instalada
  • Mão de obra disponível
  • Matéria prima disponível
  • Recursos financeiros

  1. Capacidade Instalada

É a capacidade máxima que uma unidade produtora pode produzir se trabalhar ininterruptamente, sem que seja considerada nenhuma perda. Em outras palavras, é a produção que poderia ser obtida em uma unidade fabril trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana e todos os dias do mês, sem necessidade de parada, de manutenções, sem perdas por dificuldades de programação, falta de material ou outros motivos que são comuns em uma unidade produtiva. Nem sempre as máquinas e os equipamentos estão prontos e disponíveis, pois pode haver necessidade de manutenção, reparos, troca de peças, parada por defeitos etc., provocando paralisação de algumas unidades por algum tempo. Por outro lado, quando o plano de produção exige uma produção maior do que a permitida pela capacidade instalada, torna-se necessária a aquisição de novas máquinas e equipamentos.

  1. Mão de obra disponível

As máquinas não funcionam sozinhas e dependem dos operários habilitados para operá-las e mantê-las em funcionamento, portanto é a quantidade de pessoas com que a empresa pode contar para executar o plano de produção. Quando se fala em pessoas disponíveis, deve-se atentar para alguns detalhes importantes que nem sempre os empregados estão plenamente disponível para trabalhar, pois alguns estão de férias ou licenças médicas, outros ausentes e ainda casos que empregados se demitem ou aposentam. É a chamada rotação ou rotatividade de pessoal. Então há de se planejar muito bem antes de qualquer início de produção para que se tenha a certeza da mão de obra disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (97.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com