TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitância

Tese: Capacitância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho acadêmico realizada sob a orientação do professor, com fundamento em aperfeiçoar o estudo sobre “Capacitância e energia de um campo Elétrico” e “Indutância – Leis de FARADAY e LENZ e campo magnético induzido”, onde o trabalho é dividido em varias etapas, sendo desenvolvidas através de conceitos teóricos relacionados com a prática da leitura do PLT e busca por informações fora da sala de aula.

O trabalho consiste em uma síntese completa sobre os temas acima, trazendo uma linguagem simples e objetivo facilitando o entendimento por qualquer pessoa leiga no assunto.

ABSTRACT

Academic work performed under the guidance of the teacher, based on the study on improving "Capacitance and energy of an electric field" and "Inductance - Laws and FARADAY LENZ and induced magnetic field," where the work is divided into several stages, developed through theoretical concepts related to the practice of reading the PLT and search for information outside the classroom.

The work consists of a complete synthesis on the topics above, bringing a simple and objective facilitating the understanding by any lay person on the subject.

INTRODUÇÃO

- Objetivos gerais:

Através deste trabalho analisaremos o ambiente organizacional de um trabalho acadêmico, aplicando todos os conceitos exigidos por normas estabelecidas, onde o maior trabalho será o empenho de cada integrante do grupo fortalecendo o trabalho em equipe.

- Objetivos específicos:

Este trabalho terá grande importância pessoal e profissional para os integrantes do grupo, pois através dele desenvolveremos habilidades e competências, entre elas podem citar:

* Levantamento de dados;

* Aprofundamento em pesquisas acadêmicas;

* Desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas;

* Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a

resolução de problemas.

Capacitância

A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência. Sua unidade é dada em farad (símbolo F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampere quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo.

Portanto a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume em consequência disso. O dispositivo mais usual para armazenar energia é o capacitor ou condensador. A capacitância depende da relação entre a diferença de potencial (ou tensão elétrica) existente entre as placas do capacitor e a carga elétrica nele armazenada. É calculada de acordo com a seguinte fórmula:

,

Onde:

C = é a capacitância, expressa em farads. Como esta unidade é relativamente grande, geralmente são utilizados os seus submúltiplos, como o microfarad ou o picofarad.

Q = é a carga elétrica armazenada, medida em coulombs;

V = é a diferença de potencial (ou tensão elétrica), medida em volts.

Convém observar que a capacitância depende da geometria do condensador ou capacitor (de placas paralelas, cilíndrico, esférico). Para um determinado material, a capacitância dependera somente de suas dimensões: quanto maiores forem; maiores será a capacitância. A capacitância se verifica sempre que dois condutores estiverem separados por um material isolante. Assim, a capacitância depende do dielétrico que se introduza entre as duas superfícies do condensador. Quanto maior for a constante dielétrica do material não condutor introduzido, maior será a capacitância.

Energia de um campo elétrico

Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.

Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.A fórmula usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com