TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos Salarios

Dissertações: Cargos Salarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 passo 2

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Maslow definiu uma série de cinco necessidades do ser, sendo elas:

Fisiológicas

Segurança

Sociais

Estima e auto realização

Necessidades fisiológicas:

São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades para se manter tais como, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

Necessidades de segurança:

São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentirem-se seguras: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

Necessidades sociais:

São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro deum clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

Necessidades de estima:

Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de autoestima.

Necessidades de auto realização:

Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.

TEORIA DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG

Fatores higiênicos

As condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, são oportunidades de crescimento. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfatórios também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

Fatores Motivacionais

Refere-se a cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto avaliação. São chamados fatores satisfatórios.

A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

TEORIA DA MOTIVAÇÃO PELO ÊXITO OU

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »