TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case - Fundamentos de Logística

Por:   •  20/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Fundamentos de Logística

Discentes: Rafaela Ayumi e Thiago Moraes

Aula 4 - Movimentação e Armazenagem de Materiais

Em grupos, pesquisem sobre cases de grandes empresas relacionados a movimentação e armazenagem ou artigos científicos que contemplem a aplicação de conceitos em empresas. Sugestões:

- uso de tecnologias

- construção de armazéns e centros de distribuição

- problemas relacionados a controle de inventário

- questões relacionadas a um tipo de carga específico

- criação de embalagens

Um exemplo de empresa para a discussão de um case será a empresa no qual um integrante da dupla trabalha atualmente.

A empresa investiu em tecnologia e gestão de estoque por meio do software WMS, do inglês Warehouse Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Armazéns. O software permite a disponibilidade de ferramentas e soluções, fazendo com que que essa aplicação pudesse se tornar um grande aliado do segmento logístico. É possível ter a localização exata de um produto dentre o estoque. Seja por rua, coluna ou pilha. O sistema possibilita e geração e emissão de etiquetas e EAN para as mercadorias, como também:

As seguintes tecnologias são utilizadas no armazém:

  • código de barras,
  • redes locais sem fio,
  • RFID,
  • dispositivos móveis,
  • identificação automática,
  • captura de dados, etc.

Após a emissão de uma etiqueta por exemplo, o próprio sistema subtrai a quantia do produto, sendo útil para casos de inventário, melhor controle de estoque ou perdas.

Com sua utilização, essa tecnologia permite acompanhar todo o processo, da chegada do produto, armazenagem e, finalmente a entrega ao cliente. Assim é possível saber exatamente em qual etapa o pedido do cliente se encontra, além de ter um controle mais preciso da quantidade, o que permite operar com um estoque mais enxuto, reduzindo os custos de armazenamento. Juntamente com o sistema WMS também existe a bipagem dos produtos, realizada pelo conferente após a separação, etiquetagem e expedição do mesmo. A integração e combinação do programa, possibilitam a instantaneidade das comunicações e tomadas de decisões assertivas, baseadas em informações confiáveis e verdadeiras.

Recentemente houve a inauguração de um novo centro de distribuição no estado de São Paulo, voltado para o segmento de placas solares. A escolha deu se pela vasta área do CD, sendo de aproximados 12.000 M². Como também a localização favorecendo a sua distribuição ao redor do Brasil por meio das transportadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com