TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE FUNDAMENTOS GESTAO ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHAR OU NÃO COM UMA AMIGA?

Jonatas Cordeiro Jesus

Fabio Santos Carvalho

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Greice Joster nasceu em agosto de 1953, no Leste de Minas Gerais. Quando criança catou papel, garrafas e latas de alumínio para ajudar em casa. Dois anos mais tarde, mudou-se com os pais e a irmã mais velha para o Morro do Adeus, favela que hoje integra o Complexo do Alemão, na capital fluminense. O primeiro emprego com carteira assinada foi na Nuclebrás, estatal já extinta. Em 1981, Graça passou no concurso da Petrobras. Bastante determinada, queria alcançar o topo da empresa.Fez mestrado em engenharia de fluidos, pós-graduação em engenharia nuclear e cursou MBA em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em 1999, conheceu Vilma Vouseff, e os horizontes começaram a se ampliar. Greice era uma das gerentes da Petrobras responsáveis pela implantação do gasoduto entre Bolívia e Brasil. Vilma estava à frente da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. As duas se deram bem e acabaram criando uma relação de cumplicidade. Em 2003, a ministra Vilma nomeou a amiga como secretária de Petróleo e Gás da pasta de Minas e Energia. Em 2007, após presidir a Petroquisa – braço da estatal para a área de petroquímica – e a BR Distribuidora, tornou-se a primeira mulher a assumir uma diretoria da empresa, a de Gás e Energia. Três anos mais tarde, foi eleita a executiva mais poderosa da América Latina.

Filiada ao mesmo partido politico da amiga Vilma, a diretora engajou-se com fervor na primeira campanha para presidente Vilma, que, em fevereiro de 2012, alcançou ao cargo máximo da Petrobras. A nomeação foi histórica. Greice se transformava em uma “ministra do petróleo”.

Vilma a chamava de “Greiciosa”. Mas, nos corredores, era conhecida como “Maria Caveirão”. Com mão de ferro, tornou-se a mais respeitada gestora do governo, embora colecionasse inimizades por conta da carência de atributos políticos. A revista Fortune a elencou como a executiva mais poderosa fora dos Estados Unidos, e a quarta do mundo.

No entanto, Greice é acusada de uma relação com suposto esquema de corrupção, no qual a mesma nega qualquer tipo de envolvimento. Sempre que teve oportunidade, Vilma saiu em defesa dela diante das acusações de que a executiva teria transferido bens ao casal de filhos – uma médica e um jornalista.

No dia seguinte à entrevista em que uma ex-gerente da Petrobras Melina Belosa afirma ter alertado pessoalmente Greice Joster sobre esquemas de corrupção na estatal, a presidente Vilma saiu em defesa da amiga e afirmou que o seu afastamento não é "necessário" - ou seja, Vilma deve deixar a chefe da estatal sangrando em meio ao escândalo bilionário de corrupção.

Em café da manhã com jornalistas nesta segunda-feira, Vilma disse que Greice colocou o cargo à disposição do governo, mas ponderou que não pretende alterar a diretoria da Petrobras - apenas o Conselho de Administração do órgão, do qual já foi presidente. Diante deste cenário, quais as teorias administrativas envolvidas para que Vilma escolha a decisão correta a ser tomada?

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das decisões possíveis

Muitos são os desafios para tais questões descritas anteriormente, então se podem descrever algumas opiniões como tentativa de solucionar, ou pelo menos minimizar esses problemas:

a) Utilizar a racionalidade limitada na tomada de decisão sobre o ambiente de risco e incertezas.

b) Escolher o modelo comportamental visando solução satisfatória para todos os interessados envolvidos.

2.2 Argumentos capazes de fundamentar cada decisão

2.2.1 Utilizar a racionalidade limitada na tomada de decisão sobre ambiente de risco e incertezas.

1 - Em um processo de decisão racional existem diferentes tipos de tomadas de decisão a serem tomadas pelo administrador ou gerente para solução de problemas, pelo qual se dividem em decisões programadas (solução de problemas repetitivos e rotineiros, no qual está bem estruturado) e decisões não-programadas (utilizadas para problemas desconhecidos, que não segue procedimentos definidos para solução).

2 – A informação é o elemento de extrema importância dentro da organização na tomada de uma decisão, pois precisamos estar sempre atentos ao que acontece fora e dentro das organizações. E conhecer ao máximo a organização onde atuamos é uma forma de nos destacarmos dos demais, evitando situações de risco e incerteza, pelo qual, ao não haver um domínio amplo da informação pelos gestores, poderá levar a não solução de um problema ou resultado esperado.

3 - Segundo Simon (1997) é impossível o individuo conhecer todas as alternativas de que dispõe e saber todas suas conseqüências, ou seja, pode determinar um caminho, mas não saberá se aquele escolhido é o mais efetivo, por mais que tenha utilizado de uma racionalidade na hora da decisão a ser tomada.

4 – Diante disso, verifica-se que segundo as informações colhidas sobre um suposto envolvimento da Greice no esquema de corrupção, podem ser que são meras acusações falsas, até que se prove o contrário, pois segundo a mesma disponibilizou seu cargo ao Governo, gerando uma situação de incerteza na comunicação de tais informações sobre o caso. Por isso, a teoria administrativa deve ser a teoria da racionalidade limitada do comportamento do ser humano, que contemporiza porque não possui meios para maximizar os resultados. E assim analisar bem antes de dar sua demissão, onde está à fonte do problema se centralizado em único individuo, ou nos indivíduos, por exemplo, diretória como todo.

2.2.2 Escolher o modelo comportamental visando solução satisfatória para todos os interessados envolvidos.

1 - A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento das pessoas. E para explicar como as pessoas se comportam dentro da organização, foi necessário que o administrador entende-se os fatores que levavam a motivação humana dos indivíduos, em que autores behavioristas como Abraham H. Maslow acreditava que a motivação humana estava relacionada ao que ele denominou de Hierarquia das Necessidades, pelo qual o ser humano para chegar ao estado de motivação plena deveria passar por cada nível de necessidades, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com