TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerverja com adjunto de maltose de milho

Por:   •  16/7/2015  •  Monografia  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Cerveja é uma bebida obtida através da fermentação alcoólica de mosto de cereal maltado, geralmente malte de cevada, sendo facultativa a adição de outra matéria-prima fonte de carboidratos, chamados de adjuntos. Nota-se que nas últimas décadas tem ocorrido um fenômeno no universo cervejeiro, o crescimento do mercado de cervejas que empregam adjuntos. A utilização de adjuntos é uma das formas que o setor encontrou para reduzir os custos na fabricação de cerveja, pois proporcionam um extrato mais barato quando comparados ao malte. Os adjuntos possibilitam empregar menor quantidade de energia durante o processamento, por não necessitarem sofrer hidrólise enzimática, já que são prontamente fermentáveis. A proposta deste trabalho foi desenvolver um protocolo de produção de cerveja especiais, com a adição de xarope de glicose de milho e uma combinação de maltes (Pilsen, Caramelo e Torrado) na sua formulação, avaliando suas características físico-químicas.  Produziu-se cerveja do tipo Pilsen, o mosto foi inoculado com levedura cervejeira de baixa fermentação. A fermentação transcorreu a 12 °C e foi acompanhada com medições diárias do seu extrato. A cerveja foi maturada em temperatura de 0 °C por 15 dias, sendo filtrada em um filtro a terra e posteriormente carbonatada utilizando o método forçado, no qual se injetou CO2 no fundo do tanque. Verificou-se que extrato e fermentabilidade aparente obtidos estavam dentro dos intervalos ideias para cervejas do tipo Pilsen. Obteve-se teor Alcoólico aproximado satisfatório (4,84% GA), sendo comparativo com Cervejas Lager Pilsen industrializadas, que na maioria apresentam teor alcoólico aproximado de 5,0%.

Palavras-chave: Fermentação, Microcervejarias, Adjuntos.

Abstract

key words

INTRODUÇÃO

REVISÃO DE LITERATURA

MATERIAL

Para a elaboração da cerveja utilizou-se maltes tipo Pilsen, Caramelo e torrado, lúpulo em formar de pellet com 13% alfa ácido, como fermento cervejeiro, foi utilizado levedura de baixa fermentação, coletada em fermentador industrial contendo cerveja em processo de maturação. O lúpulo e a levedura foram armazenados a 5°C até o momento da sua utilização. A água utilizada foi oriunda da rede de distribuição de Porangatu-GO, sem passar por qualquer tipo de tratamento adicional na indústria. Todos os ingredientes foram cedidos pela Serra Azul Indústria e Comércio de Bebidas Ltda.

METODOLOGIA

        Todo o experimento foi realizado na microcervejaria Serra Beer, localizada no município de Porangatu-Go, Rua São José do Rio Preto, qd. 28, Lt. 02.

         

SANITIZAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

O início do processo de produção de cerveja extra pilsen se deu com a sanitização do tanque fermentador e Barris de envase. O tanque fermentador foi sanitizado com auxílio de uma bomba, que promoveu a recirculação de uma solução contendo 1% de soda cáustica (1 L NaOH para cada 100L de água) por 60 min e em seguida enxaguado com água para retirar o excesso de soda cáustica. Os Barris (50,30,20 L) foram lavados externamente com água e detergente, seus interiores sanitizados com solução de 1% de soda cáustica (100ml NaOH para cada 10L de água) e posteriormente enxaguados com água tratada.

[pic 1]

                 Figura 1. Sanitização do tanque fermentador.

        

PROCESSO DE PRODUÇÃO DA CERVEJA

A cerveja foi elaborada conforme descrito na Figura 1.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Figura 2. Fluxograma do processo de elaboração da cerveja.

MOAGEM DO MALTE

Os maltes secos tipo Pilsen (110 kg), Caramelo (0,2 kg) e Torrado (0,4 kg) foram moídos com auxílio de um moedor elétrico de dois rolos, com o propósito de romper a casca, expondo o amido à fermentação, tendo-se o devido cuidado para que o malte não fosse totalmente quebrado, uma vez que a casca deve ser preservada para auxiliar o processo de filtração após a mosturação.

[pic 11]

Figura 3. Moagem do malte.

MOSTURAÇÃO

Para a etapa de mosturação, adicionou-se 500 L de água ao cozidor/masserador de aço inoxidável, provido de agitador, aquecimento, controlador e indicador de temperatura e isolamento térmico, com capacidade de 1200L. A água foi aquecida à 44°C, em seguida o malte previamente moído foi misturado lentamente. Este foi submetido à curva de aquecimento descrita pela Figura 4. A curva de aquecimento durante a produção do mosto variou de 44°C a 78ºC, por um período de 95 minutos para a atuação dos diferentes grupos enzimáticos presentes no malte. Com o término do processo de mosturação, realizou- se o teste do iodo, para confirmação da conversão do amido em maltose havia ocorrido satisfatoriamente.

[pic 12]

Figura 4. Rampa de aquecimento do mosto.

FILTRAGEM DO MOSTO

 O mosto foi enviado para Tina/ Filtro e posteriormente recirculado para que fosse clarificado, este processo se repetiu até que meio tivesse uma aparência límpida. Em seguida, o mosto foi reenviado para o cozidor/ masserador.  O bagaço retido no fundo da Tina/ Filtro foi lavado duas vezes com água aquecida para retirar os açúcares residuais e consequentemente aumentar o rendimento da extração, obtendo assim o mosto secundário. Esta água de lavagem foi misturada ao mosto primário no cozidor/masserador, obtendo então um mosto misto com volume de 1064,71 L. Após a lavagem, o bagaço contido no fundo da Tina/Filtro foi recolhido e pesado.

[pic 13]

Figura 5. Bagaço retido no fundo da Tina/Filtro.

FERVURA

Com o final da filtração, o mosto misto foi fervido por 70 min, sendo que, 10 min após o início da fervura, foram adicionado 290g de lúpulo pelitizado com 13% de alfa ácido e 75 kg de xarope de glicose de milho. Terminada a fervura, realizou-se o whirlpool durante 7 min. Após esse período, ocorreu repouso de 25 min para a retirada do trub, por decantação. Com auxílio de um trocador de calor, o mosto foi resfriado à temperatura de 25°C e transferido para o tanque de fermentação provido de controlador e indicador de temperatura, previamente higienizado, com cuidado para que a trub sedimentada não fosse transferida junto. Posteriormente, o mosto foi inoculado com 25 kg de levedura de baixa fermentação, coletada de um fermentador industrial contendo cerveja em processo de maturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (464.6 Kb)   docx (276 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com