TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerâmica Branca e Vermelha

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS

ENGENHARIA CIVIL

ANDRÉ LUIS ZILI

FERNANDO CORTEZ SANCHEZ

JOÃO RUBENS DE OLIVEIRA ALVES

JOSÉ JUNQUEIRA SCARAMUCCI

MATHEUS HEITOR LOPES VIEIRA

CERÂMICA BRANCA E VERMELHA

LINS

2016

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        3

2- DESENVOLVIMENTO        5

    2.1- Cerâmica vermelha- Processo de fabricação de bloco cerâmico        5

2.1.1- Equipamentos         5

2.1.2- Extração de matéria prima        5

2.1.3- Preparação da Massa Cerâmica         6

2.1.4- Laminação         7

2.1.5- Moldagem         7

2.1.6- Colagem ou Fundição         8

2.1.7- Prensagem         8

2.1.8- Extrusão         9

2.1.9- Torneamento         10

2.1.10- Secagem         10

2.1.11- Queima         10

    2.2- Cerâmica branca        11

    2.2.1- Preparação da Massa Cerâmica        11

        2.2.2- Moldagem        11

    2.2.3- Secagem         11

    2.2.4- Esmaltação         12

    2.2.5- Queima         12

3- CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

1- INTRODUÇÃO

“A cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas” (Associação Brasileira de Cerâmica).

O setor cerâmico é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Os materiais cerâmicos são geralmente divididos em dois grandes grupos: Os cerâmicos tradicionais que são obtidos a partir de três componentes básicos (argila, sílica e feldspato) que produz as telhas, tijolos, a porcelana, louça sanitária e moldações cerâmicas; e cerâmicos técnicos que são formados por compostos puros ou quase puros (óxido de alumínio, óxido de zircônio, carboneto de silício, nitreto de silício) que são aplicadas nas zircônia em facas, o carboneto de silício em anilhas, e a alumina em painéis de fornos, parafusos e invólucros cilíndricos de lâmpadas de alta intensidade.

A principal matéria prima é a Argila branca e vermelha, encontrada próxima a rios.

A argila é formada por um conjunto de minerais, compostos principalmente de silicatos de alumínio hidratados - que possuem a propriedade de formarem com a água uma pasta plástica suscetível de conservar a forma moldada, secar e endurecer sob a ação do calor, sendo considerada, portanto, quimicamente inertes (endurecem por simples seca) - e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, além de vários outros minerais característicos da região que determina sua coloração.

Suas principais características e propriedades são: resistência ao calor e corrosão; após cozimento e vidrada, a peça se torna mais impermeável; adquire plasticidade ao misturar com água; resistência ao ataque de produtos químicos; resistência à tração e a compressão; dureza (resistência que os corpos opõem ao serem riscados).

De acordo com a Associação Brasileira de Cerâmica, a Cerâmica Vermelha
compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo, porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.

Já a Cerâmica Branca, é um grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessária por razões estéticas e/ou técnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a serem fabricados, sem prejuízo das características para uma dada aplicação, com matérias-primas com certo grau de impurezas, responsáveis pela coloração.
Dessa forma é mais adequado subdividir este grupo em:


•louça sanitária
•louça de mesa
•isoladores elétricos para alta e baixa tensão
•cerâmica artística (decorativa e utilitária).
•cerâmica técnica para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico e mecânico.


2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Cerâmica vermelha- Processo de fabricação de bloco cerâmico

2.1.1- Equipamentos

Os equipamentos básicos para a fabricação de tijolos de revestimento, que podem ser substituídos por outros mais acessíveis, são listados a seguir:

- Caixa de alimentação;

- Misturador;

- Laminador;

- Esteira automática;

- Maromba;

- Caldeira, Exaustor (utilizados no processo de secagem artificial);

- Escavadeiras, Pás carregadeiras, e Caminhão basculante (para o transporte e retirada da matéria prima).

2.1.2- Extração da matéria prima

As jazidas de argila podem ser de propriedade do empreendedor, ou este pode receber do Ministério de Minas e Energia o direito de explorar jazidas de terceiros.

Normalmente após a extração da argila ocorre a extração da areia, também usada na construção civil, que se encontra em camadas abaixo das de argila.

Como a extração ocorre a céu aberto, escolhem-se os meses de menor precipitação para o processo produtivo, onde a argila é extraída por escavadeira, que faz o carregamento de um caminhão basculante. A argila é então transportada até o local onde será armazenada em pequenos lotes, cobertos com lona plástica para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica e sais solúveis.

[pic 1]

Figura 1: Extração da argila

Fonte: http://www.ceramica6.com.br/materia-prima-ceramica6.php#

A Argila e então armazenada em camadas, para facilitar a mistura no momento de sua retirada, e passa então por um período de descanso, para melhorar os resultados na conformação do produto acabado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (492.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com