TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida de Produtos

Por:   •  4/4/2015  •  Seminário  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Professora: Maristela Gomes da Silva Dr. Eng.

Disciplina: Ciência dos Materiais

Código: CIV07863

Alunos: Jamilli Muller Ferreira e Luiz Feliphe Bravin

Roteiro sobre Ciclo de Vida de Produtos

  1. Introdução

A sociedade está cada vez mais empenhada em encontrar soluções para os impactos negativos ao ambiente gerados pelo processo fabril. Impactos esses que, podem levar à escassez dos recursos naturais e intensa degradação ambiental. O estudo do ciclo de vida de um determinado produto auxilia na busca por essas soluções, buscando formas de atenuar os impactos e utilizando processos “mais amigos da natureza”.

2.Ciclo de Vida de um Produto

2.1. O Ciclo de Vida

O Ciclo de vida de um produto ou de um processo consiste em todas as etapas de sua existência, abrangendo desde a extração da matéria prima, seu processamento, fabricação, etapas de transporte, distribuição, uso e reuso (se este existir), reciclagem, e assim sucessivamente até o descarte final. Com ele é possível analisar todos os impactos ambientais, sociais e econômicos de determinado produto ou processo na sociedade, abrangendo todas as etapas de sua existência e permitindo assim uma observação e a análise de dados mais condizentes com a realidade.

Devemos ter sempre em mente que ao nos livrarmos de determinado objeto, estamos realizando também o descarte de tudo o que foi gasto na sua produção, como a energia e água incorporada no processo, resíduos de produção e combustíveis consumidos no transporte. E todas essas agressões que o ciclo de vida causa meio ambiente são descartadas juntas, por isso todos os produtos devem ter seu uso maximizado e os impactos do seu ciclo atenuados.

Sabe-se que tudo que é matéria provém da natureza e a ela volta. Da mesma forma, tudo que é produzido nas empresas. Por isso, é fundamental que o planejamento e produção contemple uma análise do ciclo de vida do produto (EPSTEIN, 1996). Se ressalta portanto a importância da análise do ciclo de vida de um produto para minimizar seus efeitos no meio ambiente.

2.2. Análise do Ciclo de Vida

A análise do ciclo de vida (ACV) consiste na avaliação dos impactos em cada etapa do ciclo de vida de um produto por meio de parâmetros nacionais ou internacionais. Possibilita dessa forma um olhar crítico sobre o processo produtivo, incorporando as estratégias da empresa o conceito de sustentabilidade.

Um dos objetivos da ACV é estabelecer uma sistemática confiável e que possa ser reproduzida a fim de possibilitar a decisão entre várias atividades, aquela que terá menor impacto ambiental (HINZ et al. 2006). O autor diz ainda que outro aspecto importante a ser definido é o escopo e os objetivos de estudo, visto que os mesmos, se não forem claros nem objetivos tornam o estudo muito complexo e inviável.

2.3. Formas de evitar o descarte

Antes do descarte final de um produto existem algumas formas de reaproveitamento. Destacam-se o reuso que consiste na reutilização de materiais como acontece com garrafas de vidro, a reciclagem, onde o produto, após o uso total será reprocessado, para tomar nova forma e voltar ao mercado. E ainda a revaloração quando um subproduto de determinado processo industrial torna-se rentável exercendo nova função.

2.4. Estudo de Caso - Ciclo de Vida do Iogurte

Analisaremos então, de forma simplória, o ciclo de vida de um iogurte comum. Iniciemos pela extração das matérias primas. A embalagem do potinho necessita de plástico para sua fabricação, o leite, que é usado para fazer o iogurte e o morango para dar o sabor. Também temos o alumínio usado na tampinha para vedar. Todos esses ingredientes precisam ser levados do seu local de extração para o de processamento e no caso da embalagem e da tampinha, do seu lugar de fabricação para o de preparo do iogurte. São muitos processos diferentes sendo que cada um exerce um tipo de impacto ao ambiente. Depois da fabricação do produto, vem o transporte, armazenamento, distrubuição e o consumo. E após o consumo, o potinho pode ser reciclado e dar origem a um novo produto, causando um recomeço no ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com