TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida de um Produto

Por:   •  7/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

CLICO DE VIDA DE UM PRODUTO

[pic 1]

  • Desenvolvimento

O período de criação de um novo produto seja ele para quais quer segmento e funcionalidade, passam por insights, colocando em discussão, pesquisas, testes para depois se tornarem produtos adequados para o uso da sociedade. Nesse sentido, as empresas devem testar seus protótipos para encontrar falhas e pontos de melhoria antes de efetivamente disponibilizar ao público artigos prontos.

Geralmente, nenhuma ação de vendas é necessária durante a fase de desenvolvimento do ciclo de vida do produto. No entanto, a empresa pode avançar no marketing e executar campanhas para chamar a atenção e gerar curiosidade entre os clientes em potencial sobre novos produtos futuros.

  • Lançamento

Após o desenvolvimento e o produto estar pronto para ir para o mercado se tem o lançamento, momento em que se tem as primeiras vendas e apresentação do produto para o público, nesse momento se tem um alto investimento em marketing para divulgação.

Mas mesmo com as primeiras vendas acontecendo o fluxo de caixa e lucro ainda é baixo dado os gastos que sem tem com divulgação.

A participação de mercado também é pequena nesse momento da vida do produto.

Os clientes que compram o produto no lançamento são chamados de “inovadores” são pessoas movidas pelo impulso e vontade de ter algo que os outros ainda não tem e não conhecem.

  • Crescimento

Após o desenvolvimento e lançamento vem a fase de crescimento, nessa etapa uma parte dos consumidores já tomaram conhecimento do produto e a tendencia é que o número de vendas aumente e consequentemente o faturamento da empresa também.

Porém, se essa fase não for bem executada corre o risco do produto ir direto para a fase de declínio (sem passar pela fase de maturidade), colocando em risco todo o ciclo.

  • Maturidade:

O período de maturidade se deve pelo momento em que o produto consegue se estagnar no mercado, ou seja, não possui grande variações na cotação de mercado, seus clientes por sua vez se faz como "maioria inicial" Que sugere comprar o produto por imitações.

No período de maturidade que vemos o lucro da empresa começar a surgir, pois nessa fase é onde se começa a quitar as dívidas iniciais da organização, sendo assim se torna característica sua chegada e reconhecido com o payback.

  • Declínio

Depois do produto já ter passado pelas fases do ciclo de vida, acontece a fase declínio, que nada mais é quando o produto está no mercado independente do tempo, e as vendas começam a despencar. Normalmente nessa fase é onde as pessoas começam a mudar as suas preferências por produtos e acabam substituindo os produtos já existentes no mercado, por novos.

É muito fácil reconhecer um produto que está nessa fase de declínio, por mais que a merca seja muito bem estabelecida, o produto sempre vai chegar no estágio de declínio pelo fato das empresas estarem sempre inovando, criando produtos mais modernos e úteis para o dia a dia das pessoas.

Exemplos fase de declínio:

1.        As peças de coleção de roupas mudam conforme a estação do ano, e nunca é igual as coleções do ano passado ou do mês passado, são sempre peças diferentes.

2.        Celulares estão sempre em constantes desenvolvimentos, hoje em dia as pessoas não passam mais de 4 anos com um celular por conta de atualizações, novidades nos celulares mais novos como câmera, quantidade maior de GB e entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com