TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias sociais

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Como se percebe a formação de um engenheiro polivalente? Quais definições contemplam tal abordagem, explique sua resposta?

O engenheiro polivalente é aquele que se preocupa com as necessidades sociais, ele deve estar apto a atender as várias atividades em meio à sociedade a fim de trazer benefícios e atender as necessidades sociais.   Com a disciplina, percebemos vários fatores que podem nos ajudar para servir sempre bem o povo brasileiro, com uma visão de conhecimento maior possibilita uma forma melhor de se pensar.

Como podemos definir as relações entre ciência, teoria e engenharias?  

Podem Ser definidas com um único significado para ambas, que em uma escala gradativa, a ciência é mais voltada ao estudo teórico dos fenômenos naturais, enquanto a engenharia seria voltada às aplicações desses estudos teóricos da ciência.

Como podemos aplicar e visualizar a mais-valia em nosso dia a dia?

Em todo produto ou forma de serviço que usufruímos diariamente, não raro nos deparamos com trabalhadores que reclamam de sua carga horária de trabalho aliada a má remuneração. E nisso observamos que alguém, nesse processo, está sendo explorado. A música “fábrica”, de legião urbana, denuncia claramente esse fato.

Quero trabalhar em paz

Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão

Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar.”

(Legião Urbana – Fábrica)

Qual a diferença entre socialismo e comunismo?

Socialismo é uma passagem do capitalismo para o comunismo. O socialismo é também um meio de socializar os meios de produção, em que os problemas sociais derivam das desigualdades entre os indivíduos e estimula extinção da propriedade privada. Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedades privadas e nem estado.

Por quais razões as ideias de Marx não deram certo?

Por se passar em uma época onde o fetiche era o “capital”, ideias voltadas à melhoria de vida dos trabalhadores, como defendia Marx, não seriam vistas pela sociedade capitalista, em expansão na época, como algo útil e lucrativo. Causando assim, a marginalização da teoria marxista.

Elabore três argumentos que contemple o capitalismo como sendo algo bem e mais três argumentos que contemple o capitalismo como algo ruim.

Pontos positivos, incentivo à tecnologia, possibilidade de mudança na hierarquia social das famílias através da educação, estímulo à produção e geração de riquezas para o país. Pontos negativos, alto índice de desigualdade social e concentração de lucro na mão de poucos, consumismo e exploração do trabalhador através da mais-valia, como afirma Marx.

Conceitue ciência e conceitue senso comum, explique logo em seguida a relação entre ambos?

Ciência é o estudo das coisas por meio da pesquisa e da comprovação, buscando assim uma confirmação científica. Senso comum são as ideias formuladas a partir das vivencias e do empirismo, como foi visto em aula, a ciência é usada para comprovar o senso comum.

Explique um acontecimento da engenharia explicado sob a ótica do conhecimento científico e algo elaborado a partir do senso comum?

        Fazendo analogia com uma determinada obra em que temos um técnico em segurança do trabalho e funcionários responsáveis por trabalhos mais pesados, os quais não tem, na maioria das vezes, o mesmo conhecimento que o engenheiro, mestre de obras ou outros indivíduos de cargos superiores a ele. Assim, quando ocorre um acidente de trabalho nessa obra, imediatamente o técnico responsável pela segurança elabora um relatório sobre esse acontecimento, com uma linguagem mais objetiva, clara, precisa e correta. Diferentemente de como os funcionários que presenciaram ou não a cena, contarão e comentarão consigo mesmos, ou seja, esse relato pessoal se dará de uma forma mais informal e menos precisa do que uma linguagem apropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (295.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com